Vereadores abandonam comissões do legislativo alegando que não há protagonismo para a oposição

Gustavo Dornas e Kaio Guimarães, respectivamente membros das comissões de Saúde e de Obras, renunciaram

0
586

Os vereadores Gustavo Dornas (Patriota) e Kaio Guimarães (PSC) renunciaram à participação nas duas comissões permanentes do legislativo a que foram indicados. Dornas era membro da Comissão de Saúde e Guimarães, de Obras, nomeados recentemente pelo presidente da Mesa Diretora Nesval Júnior (PSD).

A justificativa da desistência do trabalho é a “falta de protagonismo” nas comissões uma vez que os dois são vereadores de oposição e a maioria dos membros desses colegiados pertence à base do prefeito Neider Moreira (PSD). Gustavo Dornas contou que queria ser o presidente da Comissão de Saúde, mas que houve um arranjo e ele foi preterido por outro membro que veio substituir o colega Giordane Alberto (PV), que renunciara em favor de Alexandre Campos (União Brasil). Essa Comissão é formada ainda pela vereadora Carol Faria (Avante). Alexandre Campos será o presidente. Kaio Guimarães também reclamou que essas comissões são formadas pela maioria de vereadores da situação e que a oposição tem pouca visibilidade.

Alguns vereadores disseram que os dois colegas erraram em renunciar, uma vez que são importantes nas duas comissões. Gustavo é dentista e Kaio, engenheiro. Em seus pronunciamentos os desistentes prometeram que irão continuar trabalhando “e fiscalizando”, independente de ocuparem alguma comissão.

Os novos integrantes das comissões permanentes da Câmara

A alteração dos membros das comissões permanentes – como acontece todo início de mandato – foi feita pela Portaria 14/2023, de 15 de março, com base no artigo 71 da Lei Orgânica Municipal e o artigo 20, inciso XI do Regimento Interno do legislativo. Com as alterações ficaram assim as comissões da Câmara Municipal:

  • Comissão de Constituição e Justiça: Leo Alves  (PODEMOS), Giordane Alberto (PV) e Lacimar Cezário (PSD).
  • Comissão de Finanças e Orçamento: Giordane Alberto, Leo Alves e Lacimar Cezário.
  • Comissão de Obras e Serviços Públicos: Joselito Gonçalves (PDT), Lacimar Cezário e Alexandre Campos (União Brasil).
  • Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Assistência Social: Edênia Alcântara (PDT), Gleison Fernandes e Márcia Cristina Santos (Patriota).
  • Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Meio Ambiente: Edênia Alcântara, Ener Batista (União Brasil) e Kaio Guimarães (PSC).
  • Comissão de Saúde e de Proteção e Bem-estar Animal: Alexandre Campos, Aristides Ribeiro (PSC) e Carol Faria (Avante).
  • Comissão de Desenvolvimento Rural, Industrial, Comercial, Turístico e de Serviços: Alexandre Campos, Silvano Gomes (PDT) e Carol Faria.
  • Comissão de Ética e Decoro Parlamentar: Giordane Alberto, Antônio de Faria Júnior (PL), Leo Alves e Antônio de Miranda (PSC), como suplente.
  • Comissão de Defesa e dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Gleisson Fernandes, Aristides Ribeiro e Joselito Gonçalves.
  • Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres: Ener Batista, Edênia Alcântara e Márcia Cristina Santos.