Os candidatos da coligação “Brasil da Esperança – Fé Brasil”, Wandick Pincer (PV) e Mirinho (PT) foram os únicos a participarem da Audiência Pública na Prefeitura para tratar das diretrizes orçamentárias de 2025, realizada na quarta-feira (18), no Auditório Yoná Tupinambás. A proposta era receber as ideias da sociedade para a construção da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), onde seriam colocadas as rubricas no Orçamento 2025, que será acima de R$ 800 milhões.
Segundo informações, a servidora da Secretaria de Finanças, Vaneida Mileib, informara no início da reunião que o Orçamento já estava fechado, até porque a Prefeitura trabalhava com expectativa de redução de receita, tornando inócua aquela audiência. Entretanto, militantes dos partidos de esquerda solicitaram alteração nas decisões exigindo que fossem incluídas suas propostas, de uma rubrica destinada à implantação do projeto Tarifa Zero para o transporte público e do estudo de viabilidade do Parque Municipal do Morro do Sol, entre outras ações, já que foram convidados a opinarem sobre a elaboração da LDO. A proposta acabou sendo aceita.
A princípio a rubrica no orçamento é pequena, simbólica, mas a esquerda acredita que poderá avançar e efetivar essas propostas no próximo orçamento municipal, de 2025.
A principal bandeira dos candidatos Wandick e Mirinho é a implantação de um projeto de transporte público que atenda satisfatoriamente toda a população e que seja totalmente subsidiado pelo poder público em parceria com os governos estadual e federal e com empresas privadas – sem custo para o usuário. Este é o “Programa Tarifa Zero” no transporte coletivo municipal. A ideia da gratuidade do transporte público de Itaúna foi levada à Audiência Pública e aos órgãos responsáveis pela elaboração da LDO.