Cidade - Jornal S'Passo, o melhor jornal de Itaúna, na banca e na internet! http://www.jornalspasso.com.br Thu, 21 Jun 2018 08:48:43 -0300 Joomla! - Open Source Content Management pt-br Semáforos na região central têm tempos reprogramados http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/4109-semaforos-na-regiao-central-tem-tempos-reprogramados http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/4109-semaforos-na-regiao-central-tem-tempos-reprogramados

A Gerência de Mobilidade Urbana anunciou a reprogramação dos tempos de semáforos em alguns trechos da área central da cidade. A medida é justificada pela necessidade de aumentar a fluidez do trânsito em diversos trechos. As mudanças, que passaram a vigorar nesta quinta-feira, 14, incluíram as ruas Zezé Lima, Dr. José Gonçalves e Antônio de Matos, na praça Dr. Augusto Gonçalves e avenida São João. De acordo com aplicativo de monitoramento, o tráfego está fluindo mais rápido em 3,35 minutos no Centro. A próxima etapa começará na próxima quarta-feira, dia 20, na Aurélio Campos, no bairro Piedade.

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cidade Mon, 18 Jun 2018 14:12:45 -0300
Período de estiagem requer mais cuidados dos motoristas por causa da neblina e queimadas http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/4105-periodo-de-estiagem-requer-mais-cuidados-dos-motoristas-por-causa-da-neblina-e-queimadas http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/4105-periodo-de-estiagem-requer-mais-cuidados-dos-motoristas-por-causa-da-neblina-e-queimadas

Nesta época do ano, com o clima mais seco e frio, os condutores de veículos precisam redobrar a atenção nas estradas. No período de estiagem, que começa em junho e vai até outubro, as queimadas e a incidência de neblina prejudicam a visibilidade dos motoristas. E, os riscos gerados por esses dois fatores são tema de campanha iniciada pela concessionária MG-050 para alertar aos usuários da rodovia sobre o perigo.

A recomendação é de cautela principalmente durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, por causa da cerração. Em caso de fumaça na pista é essencial reduzir a velocidade, fechar os vidros do automóvel e manter distância segura de quem segue à frente. Também é importante não acionar o pisca alerta em movimento, para não confundir os demais. Pontas de cigarro jogadas na via sujam e poluem o Meio Ambiente, além de causar incêndios.

Se for detectado algum foco de queimada na MG-050, é possível acionar o 0800 282 0505 (opção 2), para que providências sejam tomadas. As ligações são gratuitas, inclusive para celular, e o serviço funciona 24 horas por dia

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cidade Mon, 18 Jun 2018 13:40:50 -0300
Comunidade se mobiliza para incentivar a inovação e empreendedorismo em Itaúna http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/4072-comunidade-se-mobiliza-para-incentivar-a-inovacao-e-empreendedorismo-em-itauna http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/4072-comunidade-se-mobiliza-para-incentivar-a-inovacao-e-empreendedorismo-em-itauna Comunidade se mobiliza para incentivar a inovação e empreendedorismo em Itaúna

Para destacar a importância da construção de um ecossistema de inovação e empreendedorismo, a comunidade Libertas Valley promoveu um encontro com representantes dos principais veículos de comunicação da cidade e com o presidente da Câmara, Márcio Gonçalves “Hakuna”. Na ocasião, o grupo apresentou as ações que tem realizado, em parceria com o poder público, a iniciativa privada e o meio acadêmico, no campo da ciência e tecnologia, com foco no fomento à economia.

 

 

“Itaúna tem muito potencial para inovar e reter seus talentos, sem a necessidade de o jovem, recém-formado mudar de cidade para desenvolver negócios, gerando empregos e renda na capital de Minas Gerais ou em outros estados”, salientou o empreendedor Fernando Matos.

 

 

Durante a reunião foi destacada também a importância da união das instituições que desenvolvem projetos nesse sentido. Um dos destaques, o envolvimento da Universidade de Itaúna, visando fortalecer o segmento.

 

 

De acordo com os representantes da Libertas Valley, a administração municipal e o próprio governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Ensino Superior, têm dado atenção ao setor. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Diógenes Vilela, segundo os idealizadores do projeto, trabalha pela consolidação do conceito de Ecossistema de Inovação Local na cidade, para que, na prática, o município possa proporcionar melhorias na qualidade de vida da população.

 

A pauta do encontro contemplou ainda o debate sobre uma agenda voltada ao fortalecimento das ações. Foi anunciado que em agosto Itaúna sediará um importante evento no campo da inovação e empreendedorismo. A medida é vista como uma oportunidade para que, durante o evento, sejam geradas ideias de negócios e também firmadas parcerias e conexões entre empreendedores. Para os interessados em conhecer melhor a proposta e participar das atividades, mais informações estão disponíveis em www.libertasvalley.com.br ou nas redes sociais da internet (Libertas Valley).

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cidade Wed, 30 May 2018 15:21:07 -0300
Ferguminas Siderurgia prevê retomada das atividades na terça e perspectiva é de geração de 300 empregos http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/4070-ferguminas-siderurgia-preve-retomada-das-atividades-na-terca-e-perspectiva-e-de-geracao-de-300-empregos http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/4070-ferguminas-siderurgia-preve-retomada-das-atividades-na-terca-e-perspectiva-e-de-geracao-de-300-empregos Ferguminas Siderurgia prevê retomada das atividades na terça e perspectiva é de geração de 300 empregos

Após cerca de dez anos parada, a Ferguminas Siderurgia voltará a funcionar, contribuindo com a geração de emprego e renda em Itaúna. Para conseguir retomar as atividades, a empresa contou com o apoio da Câmara, por intermédio do presidente da mesa diretora, Márcio Gonçalves “Hakuna” e da vereadora Gláucia Santiago. Os parlamentares auxiliaram na resolução de questões burocráticas.

 

Com isso, a perspectiva é de 300 novos postos de trabalho para a cidade. De acordo com “Hakuna”, se não houver imprevistos em decorrência da greve dos caminhoneiros, a siderúrgica já começará a funcionar na terça-feira, 29. “De imediato, serão 300 pessoas empregadas e existe a possibilidade de chegar a 500 contratações, caso liguem o segundo forno”, comemorou Hakuna, ressaltando a importância da reativação para o desenvolvimento do município.

 

Rede Mart Minas inicia seleção de pessoal

 

O Mart Minas Atacado e Varejo, já presente em 26 cidades de Minas Gerais, abrirá em breve uma nova unidade em Itaúna. A rede está com 160 vagas de trabalho, sendo 120 para o departamento operacional e 40 para o administrativo. As oportunidades são para as funções de operador de caixa, encarregado de setores, assistente administrativo, conferente de recebimento de mercadoria, operador de empilhadeira, vendedores/representante comercial, subgerente, gerente de loja e analista de departamento pessoal. O pré-requisito mínimo é ter o ensino médio completo.

 

A empresa ainda oferece benefícios, como cesta básica, assistência médica e odontológica, auxílio universitário, alimentação, vale compras, plano de carreira e uniforme. A seleção será feita em parceria com a Prefeitura, por meio da unidade local do Sistema Nacional do Emprego - Sine. Interessados devem fazer o cadastro na agência, que fica na rua Péricles Gomide, 166, Centro.

 

Saldo positivo na abertura de vagas

 

Foram liberados nesta semana, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Caged -, referentes a abril. E, de acordo com o relatório, Itaúna conseguiu fechar o último mês com saldo positivo na geração de empregos. Foram contabilizadas 886 admissões, contra 785 desligamentos, uma variação absoluta de 101 vagas. Entre os três principais segmentos, a indústria de transformação demitiu 247 trabalhadores, mas, contratou 251. A construção civil empregou 209 pessoas, porém, no mesmo setor, 168 perderam os postos. Já no comércio, houve 187 contratações e 160 demissões.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cidade Mon, 28 May 2018 16:47:29 -0300
“Apac Juvenil” continua no papel por falta de recursos financeiros para construção de sede http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/4069-apac-juvenil-continua-no-papel-por-falta-de-recursos-financeiros-para-construcao-de-sede http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/4069-apac-juvenil-continua-no-papel-por-falta-de-recursos-financeiros-para-construcao-de-sede

Inauguração da unidade, que já tem diretoria formada e projeto arquitetônico pronto, estava prevista para março deste ano

 

 

Estava prevista para começar a funcionar em março deste ano, em Itaúna, a primeira unidade adaptada para adolescentes infratores do país do método da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado. A execução do projeto, que ficou conhecido como “Apac Juvenil”, foi anunciada pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ -, com apoio da presidente do órgão, a ministra Cármen Lúcia. Porém, sem os recursos necessários para a construção do imóvel onde funcionaria o abrigo, com trabalho focado na recuperação desses jovens, a inauguração teve que ser adiada. E não há previsão de uma nova data para início das atividades.

 

De acordo com informações do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG –, juridicamente a “Apac Juvenil” de Itaúna já existe, inclusive com toda a diretoria montada. Também já estão concluídos o projeto pedagógico e o arquitetônico, com ênfase em educação e capacitação profissional.

 

No entanto, os recursos necessários para a construção da sede ainda não foram levantados. Inicialmente, a proposta era viabilizar as obras por meio do Fundo Penitenciário Nacional – Funpen -, que tem como finalidade proporcionar meios para financiar e apoiar as atividades e os programas de modernização e aprimoramento do sistema. Entretanto, o Ministério da Justiça entende que o dinheiro do Funpen não pode ser utilizado neste caso, por se tratar de medida socioeducativa. Também houve uma tentativa junto ao Ministério da Educação, mas ainda sem sucesso. Os idealizadores da iniciativa estudam agora alternativas para garantia da implantação da estrutura física da entidade na Comarca.

 

Capacidade e funcionamento

 

A previsão inicial é de que a “Apac Juvenil” de Itaúna tenha capacidade para atender 60 rapazes, sendo as vagas igualmente divididas entre regime provisório, internação e semi-internação. A aplicação do método da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados junto aos menores infratores exige um reajuste dos procedimentos ao Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

 

O debate sobre o projeto teve início em 2011. Além de constituir pessoa jurídica, os responsáveis pela iniciativa receberam a doação de um terreno de dez mil metros quadrados, onde a sede será erguida, com tamanho próximo ao da unidade da Apac.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cidade Mon, 28 May 2018 16:37:45 -0300
Grande Teatro da Universidade de Itaúna recebe o maior Festival de Dança de Minas entre 31 de maio e 03 de junho http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/4057-grande-teatro-da-universidade-de-itauna-recebe-o-maior-festival-de-danca-de-minas-entre-31-de-maio-e-03-de-junho http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/4057-grande-teatro-da-universidade-de-itauna-recebe-o-maior-festival-de-danca-de-minas-entre-31-de-maio-e-03-de-junho

De 31 de maio, feriado de Corpus Christi, até 03 de junho, Itaúna se tornará palco do maior festival de dança do estado: o Unidance, que depois de 18 edições realizadas em Divinópolis, aporta na cidade, com uma intensa programação. Durante quatro noites, o público poderá assistir às performances de 46 grupos, compostos por cerca de 816 bailarinos, de diversas cidades de Minas Gerais e de Goiânia, em Goiás. A mostra será realizada no Grande Teatro da Universidade.

 

Para a abertura, na quinta-feira, a partir das 19 horas, estão previstas apresentações de dança moderna e popular, além de sapateado americano. A sexta-feira, 1º, está reservada para o estilo livre e o jazz, enquanto o balé, clássico e contemporâneo, ficará em destaque na programação de sábado, 02, e domingo, 03. O corpo de jurados contará com oito personalidades de renome no segmento em todo o país.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cidade Mon, 28 May 2018 15:37:48 -0300
Atraso de repasses pelo Estado ameaça serviços prestados pela Apae em Itaúna http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/4051-atraso-de-repasses-pelo-estado-ameaca-servicos-prestados-pela-apae-em-itauna http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/4051-atraso-de-repasses-pelo-estado-ameaca-servicos-prestados-pela-apae-em-itauna Atraso de repasses pelo Estado ameaça serviços prestados pela Apae em Itaúna

Os problemas causados pelos atrasos do governo de Minas Gerais em repassar recursos para a manutenção de serviços prestados à população têm se multiplicado. Desde 2017, os municípios mineiros vivenciam uma crise, agravada a partir de setembro, devido ao descumprimento dos compromissos do Estado com os mais diversos setores. Nesta semana, foi tornada pública uma situação que atinge agora os usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae -, mantenedora do Instituto Santa Mônica. A instituição abriga na cidade 17 portadores de deficiências, em duas unidades do programa denominado “Casa Lar”. E, não tem dinheiro para garantia dos cuidados básicos com alimentação e saúde dos internos.

 

A presidente da Apae em Itaúna, Geórgia Chaves Mendonça, declarou que a entidade não tem recursos para o pagamento de fornecedores. Os salários dos funcionários também estão atrasados. De acordo com a colaboradora e mãe social Rosângela Maria de Santana, já foram feitos cortes drásticos nos gastos com as refeições e há dificuldades também para a compra de alguns medicamentos que não são fornecidos por meio do Sistema Único de Saúde – SUS.

 

A parcela atrasada, de abril, é de R$ 96 mil. Em nota, o Executivo estadual afirmou que a regularização dos repasses está entre as prioridades e que pretende regularizar os depósitos o mais breve possível. Mas, não informou um prazo para a quitação. Em Minas Gerais há 46 unidades da Casa Lar, com 342 pessoas abrigadas. Até o fechamento desta edição, nenhuma delas havia recebido os valores referentes ao mês passado.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cidade Mon, 28 May 2018 15:09:06 -0300
Vereadores vão tentar barrar aumento da passagem de ônibus http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/4047-vereadores-vao-tentar-barrar-aumento-da-passagem-de-onibus http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/4047-vereadores-vao-tentar-barrar-aumento-da-passagem-de-onibus

O vereador Joel Arruda apresentou nesta semana, durante a reunião do Legislativo, uma proposta que visa sustar os efeitos do decreto 6.747, de 18 de maio, que autorizou o reajuste da passagem do transporte coletivo. O novo valor, que passou a vigorar à zero hora do último domingo, 20, é de R$ 3,60 para os usuários do bilhete eletrônico e R$ 3,75, no caso de pagamento em dinheiro.

 

O projeto de Joel tramita na Câmara e a perspectiva é de que seja colocado para a apreciação do plenário em breve. De acordo com o autor, não há ilegalidades no texto, em relação a possível violação dos direitos do Executivo. “Queremos elucidar o reajuste, avaliar as planilhas de custo e verificar se o percentual aplicado está correto. A minha iniciativa visa a suspensão do aumento até que esta Casa analise se o índice aplicado realmente é necessário”, afirmou.

 

O líder do governo, Hudson Bernardes, disse que a Constituição Federal prevê este tipo de interferência do Legislativo, mas não soube precisar em qual momento ela é garantida. Ele comentou que assim que à matéria chegar à Comissão de Justiça e Redação irá solicitar à Procuradoria parecer sobre a legalidade.

 

Comissão Especial

 

Em outra frente, a oposição, capitaneada pelo vereador Alexandre Campos, protocolou pedido para que a Câmara crie uma Comissão Especial, com objetivo de avaliar o reajuste e a publicação do decreto. “O percentual foi muito maior que o da correção salarial de todas as categorias, maior que o IPCA de 2017, que ficou em 2,95%. Queremos verificar as planilhas e os custos e com isso, apurar se está tudo correto”, argumentou. Vários membros da Casa assinaram a solicitação, que deverá ser analisada nas próximas reuniões.

 

Planilhas de custos

 

A concessionária do transporte público entregou à Prefeitura as planilhas de custo, com pedido de autorização para o reajuste da passagem, ainda em dezembro de 2017, em 13,41%. O aumento, normalmente é ratificado em janeiro. Mas, para ampliar o debate a respeito da solicitação e promover a análise dos cálculos apresentados pela empresa, usados para o cálculo do percentual, o Executivo instituiu uma comissão, formada por servidores da Regulação Urbana e da Procuradoria.

 

Até a madrugada de domingo, a tarifa era de R$ 3,40, valor fixado ainda em dezembro de 2016, quando o então prefeito Osmando Pereira da Silva realizou a licitação que garantiu à empresa novo contrato, de 20 anos, prorrogáveis pelo mesmo período. A majoração, agora, foi permitida após verdadeira “queda de braço” entre o grupo responsável pela prestação dos serviços e o atual governo.

 

Os estudos apontaram o índice aplicado, de 5,9% para usuários do cartão e R$ 10,29%, no caso de pagamento em dinheiro. Porém, mediante condicionantes, como a instalação de Wi-Fi em todos os ônibus e guaritas nos pontos. A renovação da frota está nas cláusulas contratuais e é cobrada pela administração. O meio-passe, com desconto de 50% para os alunos da rede pública e privada, além de cursos técnicos e superiores, ficou mantido.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cidade Mon, 28 May 2018 14:54:19 -0300
Prefeitura e Cemig marcam entrega da iluminação do “Garcião” http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/4046-prefeitura-e-cemig-marcam-entrega-da-iluminacao-do-garciao http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/4046-prefeitura-e-cemig-marcam-entrega-da-iluminacao-do-garciao Prefeitura e Cemig marcam entrega da iluminação do “Garcião”

Itaúna cumpriu todos os requisitos do Programa Campos de Luz, da Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig -, e vai entregar o novo projeto de iluminação do Estádio José Tadeu de Oliveira, o “Garcião”. A inauguração está prevista para a próxima terça-feira, 29, às 19 horas. A inclusão do Município no projeto foi feita a partir de indicação parlamentar do deputado estadual Agostinho Patrus Filho. "A iluminação do Garcião é mais uma conquista. Desde que foi inaugurado, o campo nunca teve iluminação, restringindo as atividades comunitárias de lazer e o eventual uso noturno desses locais para as competições oficiais", destacou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Gustavo Dornas Barbosa.

 

A Prefeitura também investiu recursos próprios para ampliar as benfeitorias e deixar o Estádio “Garcião” mais bem preparado para receber os jogos oficiais do calendário municipal. Além da nova iluminação, o campo recebeu melhorias com a instalação de grade de proteção para a rede elétrica, pintura das arquibancadas e traves, reforma dos bancos de reserva, além de capina e poda no entorno do gramado.

 

Chute inicial

 

Um jogo amistoso foi organizado para inaugurar a nova iluminação. A convite da Secretaria de Esportes, Cruzeiro da Ponte e Peixe Frito vão dar o chute inicial e estrear as disputas noturnas no “Garcião”. O estádio fica na rua Pedro Eugênio, s/n.º, bairro Garcias.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cidade Mon, 28 May 2018 14:50:32 -0300
“Casa Nossa”: há quase um século pela igualdade de oportunidades http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/4044-casa-nossa-ha-quase-um-seculo-pela-igualdade-de-oportunidades http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/4044-casa-nossa-ha-quase-um-seculo-pela-igualdade-de-oportunidades “Casa Nossa”: há quase um século pela igualdade de oportunidades

Entidade assistencial é uma das mais antigas da cidade e mantém trabalho voltado às crianças a adultos

A “Casa Nossa” talvez seja a entidade assistencial mais antiga de Itaúna. A instituição, mantida pela Fundação de Proteção à Maternidade e à Infância, atendeu diferentes públicos desde a criação, em 1938, com diversos nomes e endereços. E contribuiu para que inúmeras pessoas tivessem uma vida melhor e com mais oportunidades.

 

A organização nasceu da vontade de um grupo de senhoras em ajudar mães que precisavam de apoio. O grupo doou, inclusive, um terreno para a sede, onde funciona hoje o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS -, na rua Dr. José Gonçalves, e que, posteriormente, foi trocado pelo imóvel ocupado pela “Casa Nossa” atualmente, na rua Josias Machado, 391, também na área central.

 

A instituição já forneceu alimentos, roupas e muitos outros materiais para bebês, crianças e adolescentes. Com o passar dos anos, os voluntários da entidade vivenciaram várias situações. Houve época em que só era possível distribuir leite, o que fez com que a casa ficasse mais conhecida como “lactário”, enquanto em outro período, eram doadas cesta de alimentos para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

Em meados de 1983, a Pastoral da Paróquia Sant'Ana pediu a fundação mantenedora para também utilizar o espaço físico, visando promover atendimento aos meninos e meninas, oferecendo a eles alguma atividade. Após autorização do Ministério Público, foi iniciado o trabalho no local, mas com outro Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ –, sem ligação com a Fundação de Proteção à Maternidade e à Infância.

 

No ano 2000, a entidade passou por uma grande mudança. Atendendo à determinação da Justiça, adaptou toda a estrutura para receber, exclusivamente, menores infratores. Depois disso, houve ainda um tempo em que o imóvel da instituição ficou fechado e outro em que foi alugado para um time de futebol. Apesar de todos os percalços ao longo do caminho, a “Casa Nossa” se manteve ativa e com uma equipe de voluntários dispostos a doar parte do tempo para manter essa grande obra viva e ajudando as pessoas. Hoje, a organização mantém as portas abertas para todos, crianças e adultos, independentemente de classe social.

 

No espaço mantido pela instituição são oferecidos cursos de cabeleireiro, laboratório de informática e aulas de balé. A entidade ainda faz questão de fornecer lanche para a meninada. Além de propiciar o aprendizado de técnicas, com foco, principalmente, na inserção ao mercado de trabalho, a “Casa Nossa” ainda rompe com as barreiras sociais, viabilizando uma interação maior entre pessoas de realidades distintas.

 

A organização sobrevive, principalmente, das doações da comunidade, recursos arrecadados em eventos beneficentes, repasses da Prefeitura e do Fundo Municipal da Infância e Adolescência – FMIA -, mediante aprovação de projetos. Os empresários Thiago Sat e Nelson Eustáquio Dias Júnior são dois dos colaboradores.

 

Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho e da história da “Casa Nossa”, e contribuir com os projetos desenvolvidos, pode entrar em contato pelo telefone 3241-0619

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cidade Mon, 28 May 2018 14:24:52 -0300