Vencimento do IPVA 2022 é adiado para março e DPVAT não será cobrado novamente

Valores serão os mesmos de 2021 e quem pagar a cota única terá 3% de desconto

0
979

Os condutores de Itaúna poderão respirar mais aliviados neste início de ano com relação aos tributos. Isso porque o Governo de Minas estendeu o prazo para início do pagamento do IPVA 2022 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O vencimento será nos meses de março, abril e maio. A medida foi publicada no Diário Oficial. Além disso, o Estado manteve os mesmos valores do imposto de 2021. Caso houvesse reajuste, o valor do imposto de 2022 seria 22,8% maior do que o pago neste ano.

O proprietário que optar por pagar a cota única terá desconto de 3%, assim como os que pagaram em dia os débitos do veículo em 2020 e 2021. Já os veículos novos adquiridos em 2021 terão o imposto cobrado sobre o valor de nota fiscal da aquisição, já que a base da tabela de 2021 são os valores apurados em 2020.

DPVAT não será cobrado novamente

Pelo segundo ano consecutivo, os motoristas não pagarão o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). A isenção neste ano foi aprovada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão vinculado ao Ministério da Economia. Segundo o CNSP, a não cobrança se baseia no fato de haver excedente de recursos na operação DPVAT suficiente para arcar com a cobertura do seguro no ano de 2022. O excedente foi pago pelos próprios proprietários de veículos ao longo dos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

20 − três =