Prefeitura oficializa cancelamento do carnaval de rua

Casos de Covid explodem no município

0
1091

A Prefeitura de Itaúna, por recomendação do Comitê Macrorregional Covid-19 Oeste, divulgou nota oficial nesta quinta-feira (20) cancelando o carnaval de rua 2022. O motivo é o aumento do número de diagnósticos positivos da Covid-19 em toda a região Centro-oeste de Minas Gerais, motivada principalmente pelo surgimento da variante Ômicron. Dados da Macrorregião Oeste de Saúde apontam um aumento de 900% no número de casos positivos na última semana. Com essa decisão, a Prefeitura confirma o que já havia adiantado a maioria dos carnavalescos da cidade, quando no final do ano passado vários dirigentes de blocos, em resposta à reportagem do Jornal S’PASSO previam o cancelamento das festividades momescas. 

A Prefeitura ressaltou ainda a importância de que a medida seja adotada por todas as cidades da região, em função da alta taxa de transmissão do vírus atualmente. É necessário que as pessoas se vacinem, mantendo em dia o cartão de imunização, com primeira e segunda doses e, também, com a de reforço quando estiver disponibilizada.

Em todo o Brasil, 18 capitais já anunciaram o cancelamento dos carnavais de rua, inclusive alguns tradicionais como Rio de Janeiro e Salvador. Belo Horizonte ainda não tem uma definição. A suspensão do Carnaval 2022 tem como justificativas o atraso da vacinação completa da população, o aumento do número de contaminações e também casos da gripe Influenza. Ainda assim estão previsto os desfiles de escolas de samba em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

Números de contaminados sobem, Hospital Manoel Gonçalves registra 14 internados

O número pessoas contaminadas pela Covid-19 voltou a subir em grande escala desde o início do ano, porém os registros de mortes se mantêm relativamente estáveis. No dia 20 de janeiro, a média dos últimos sete dias chegava a mais de 110 mil novos casos, enquanto um mês atrás, no dia 21 de dezembro, os números eram em média 3.300 por dia. Em relação a óbitos, no dia 21de dezembro a média móvel era de 144 no país e no dia 20 deste mês a média saltou para 235 óbitos. 

 Itaúna registrou uma média de 211 novos casos confirmados nos últimos sete dias. Somente em dois dias (quinta e sexta-feira) dessa semana foram 392. O boletim da Secretaria Municipal de Saúde de sexta-feira (21) registrou 14.116 confirmados pela Covid-19, sendo 6.648 homens e 7.468 mulheres. São 288 óbitos desde que a pandemia chegou em Itaúna, em março de 2020. 

Os registros do Hospital Manoel Gonçalves, divulgados também na tarde do dia 21, mostram que 14 pessoas estão internadas, sendo 5 no CTI e 9 na Enfermaria. Desses números 11 são de Itaúna e 3 de outros municípios. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

treze − 7 =