O Junho Violeta é o mês dedicado à conscientização do combate à violência contra os idosos e alerta para a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos daqueles que estão na faixa etária acima de 60 anos.
Apesar de não haver estatísticas sobre o número de pessoas idosas vítimas de violência em Itaúna, a gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Cristina Abreu, afirma que existem casos acompanhados pelo CREAS, que indicam situações de negligência da família e de cuidadores. As notificações são feitas por profissionais da Assistência Social e de Psicologia e imediatamente acontecem ações para o fortalecimento do vínculo familiar ou encaminhamento às instituições cadastradas que acolhem a pessoa idosa.
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública as infrações contra pessoas com idade igual ou superior a 60 anos em Itaúna referem-se a alguma forma de violência denunciada à Polícia Militar e registrada em boletins de ocorrência. Somente esse ano, de janeiro a abril, a Sejusp contabilizou 147 denúncias de violência contra idosos. Nos anos anteriores foram registradas pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública: 432 em 2019; 366 em 2020 e 342 em 2021.
Acolhimento
Em Itaúna os lares de acolhimento dos idosos, a Fundação Frederico Ozanam e o Centro de Recuperação e Assistência Social Integrada – CRASI são responsáveis por receber idosos, muitas vezes vítimas de abandono ou de outras formas de violência, como maus tratos e agressões em geral. As instituições recebem também idosos encaminhados pela própria família para que tenham melhores cuidados, especialmente de saúde. Essas instituições tradicionais na cidade estão organizando eventos para lembrar a data e levar à comunidade itaunense informações sobre as atividades diárias, além da necessidade de valorização da pessoa idosa.
A Fundação Frederico Ozanam e o CRASI também estão em campanha de arrecadação de materiais para suas ações internas, alimentos, remédios e produtos de higiene pessoal.
Faltam fraldas
Fundado em 1985 pelo farmacêutico Ulisses lança, o CRASI atualmente é dirigido por Hélio Coleta Lança e Leila Regina Lança e abriga 49 idosos. Mantida com recursos financeiros de verbas públicas e doações de particulares, a instituição está realizando uma campanha para arrecadar leite, fraldas geriátricas e alimentos não perecíveis.
De acordo com a coordenadora geral da instituição, Gabriela Nogueira Lança, o mês de junho é apenas mais um momento em que as pessoas, as famílias em especial, têm para valorizar o idoso e respeitar seus limites e suas potencialidades.
Festa junina
A Fundação Frederico Ozanan foi inaugurada em abril de 1978 e atualmente mantém 66 idosos. A coordenadora da instituição, Carla Fátima Moreira Silva, ressalta que no próximo dia 24 será realizada a festa junina dos internos, mas diferente de outros anos, apenas eles e os funcionários da instituição vão participar, por questões de segurança sanitária. No entanto, ela ressalta que está em andamento uma campanha para arrecadação de fraldas geriátricas tamanho GG.