Em balanço das atividades de 2022 da Polícia Militar, o comandante Major Alexsandro César de Souza falou ao Jornal S’PASSO e afirmou que 2022 foi repleto de significativas mudanças para a corporação, a começar pela elevação da antiga 51ª Cia PM, que pertencia ao 23º BPM de Divinópolis, para a categoria de 9ª Cia PM IND. “Assim, novos desafios e novas missões nos foram apresentadas e foram executadas com entusiasmo e dedicação pelos servidores militares da PMMG”, pontuou. Para o comandante, há muito que agradecer pelo saldo positivo, ao batalhão, aos cidadãos e aos parceiros, pois “apesar de doenças e lesões decorrentes do serviço não houve nenhuma situação mais complicada ou de maior gravidade envolvendo os militares lotados na cidade”.
Major Alexsandro destaca que houve um equilíbrio entre o efetivo policial que serve a Itaúna e Itatiaiuçu com os militares que saíram para a aposentadoria, os que deixaram as atividades para participarem de cursos, as transferências e aqueles que chegaram, recém formados e alguns militares que voltaram reconvocados. “Isso reflete em melhoria da capacidade de resposta pela Unidade. Destacamos ainda a cessão de servidores civis para funções administrativas pela Prefeitura, liberando policiais para atividade operacional. Essas parcerias são muito importantes para o bom resultado do nosso trabalho e ajudaram significativamente a dar suporte aos projetos de segurança pública, dentre os quais destacamos as campanhas sociais de arrecadação de agasalhos e brinquedos para crianças carentes; palestras educativas sobre trânsito e de prevenção ao uso de drogas”. O comandante ressaltou ainda a formatura do Proerd, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, nos dois semestres, atendendo crianças em Itaúna e em Itatiaiuçu, totalizando 21.345 alunos, desde o início da atividade.
Patrulha rural
No balanço das atividades de 2022 a Polícia Militar destaca o fortalecimento do Cinturão Rural Setorizado, digitalizado e monitorado, com capacitação e emprego de militares da Patrulha Rural, além da instalação de novas redes protetivas, para aumentar a sensação de segurança, reduzir a criminalidade e estreitar laços com a comunidade do campo.
Entidades parceiras
Para o major, a ação da PM é mais positiva devido às diversas parcerias com entidades que atuam na comunidade em vários setores. “Aqui se faz necessário valorizar as prefeituras, que nos apoiaram, por meio de convênios, possibilitando a manutenção dos aquartelamentos e principalmente dos serviços prestados à população. Nesse sentido, destacamos que tanto em Itaúna, quanto em Itatiaiuçu há previsão de aquisição de novas viaturas e equipamentos, o que contribuirá para melhoria das condições de trabalho da tropa. De igual forma, por meio das diversas Secretarias Municipais buscamos qualificar a nossa tropa e atuar de forma conjunta, com protocolos bem delineados, tendo como objetivo principal servir e proteger o nosso povo. De igual forma, o Poder Judiciário nos atendeu com repasse de recurso financeiro para execução de projeto de melhoria logística de nossa frota, bem como nas demandas específicas e pontuais. O Ministério Público, o CONSEP, o Corpo de Bambeiros, o SAMU, o SAAE, o CDE, Sindimei e a Polícia Civil, foram parceiros em diversas ações rotineiras e no atendimento de demandas comunitárias diversas, dentro de suas esferas de competência”, destaca.
Curso de formação da PMMG
O comandante Alexsandro César esclarece ainda o grande número de operações realizadas em Itaúna e Itatiaiuçu foi possível graças ao apoio de militares do Curso de Formação da PMMG, evidenciando resultados positivos para a 9ª Cia Ind. e agregando conhecimento para os militares em formação. Houve ainda empenho constante de militares da 7ª Cia Ind da Polícia Estadual, em recobrimento operacional a nossa Unidade. “Assim, nosso agradecimento ao coronel Wemerson, Cmt da 7ª Região, que tem nos orientado e dedicado atenção especial para as questões da Unidade, hipotecando recursos humanos e inclusive cedendo duas viaturas novas, em frota locada, que tem sido de grande importância para execução de nossas atividades.
Efetivo com profissionais vocacionados
O destaque maior neste balanço da PM é para o efetivo da Unidade, “o maior patrimônio que são os valorosos militares, homens e mulheres abnegados e vocacionados. Suas atividades resultaram em diversas prisões, apreensões e atuações em ocorrências de destaque que ganharam repercussão positiva para toda população, “demonstrando comprometimento, profissionalismo e aumentando assim a sensação de segurança da sociedade dos municípios atendidos”.
Acidentes de trânsito preocupam e pedem envolvimento da comunidade
Por fim, o comandante falou à reportagem pontuando sua preocupação acerca do alto número de acidentes de trânsito na área de atuação da unidade, com mais de quatro registros/dia. “Há real necessidade de envolvimento da comunidade na observância das leis e diretrizes, bem como na mudança comportamental para fazer parte da solução do problema. Tais acidentes afetam sobremaneira o SAMU, o Corpo de Bombeiros e principalmente o nosso Hospital. Além de causar danos materiais e prejuízos aos sonhos de nossos jovens e nossas famílias”, salienta.
Apoio da imprensa e Disque Denúncia
O major Alexsandro César de Souza agradece os veículos de imprensa “que nos apoiaram ao longo do ano, para difusão de conhecimento e esclarecimentos à população local e aos visitantes”. Por fim, ele destaca a importância do uso do Disque Denúncia Unificado – DDU 181. “Trata-se de importante ferramenta que resultou em mais de 50 pessoas/apreendidas, apreensão de drogas e armas de fogo, com a participação direta da população no repasse de informações de qualidade. O nosso principal compromisso para o ano de 2023 é executar com afinco a nossa missão institucional: promover a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, valorizando pessoas, contribuindo para a garantia de um ambiente seguro para se viver, trabalhar e empreender em Minas Gerais”, afirmou.
Os números de crimes registrados pela Polícia Militar em Itaúna em 2022
O Jornal S’Passo fez um levantamento dos dados estatísticos relacionados à criminalidade em Itaúna com base nos números fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais. O levantamento é o balanço das ocorrências registradas pela PM em Itaúna, antes, 51ª Cia PM, que pertencia ao 23º BPM. A Corporação foi elevada à categoria de 9ª Cia PM IND em fevereiro do ano passado, quando modificou sua estrutura na cidade com aumento de efetivo e equipamentos que permitiram ações mais dinâmicas e pontuais no combate ao crime. De acordo com o comandante major Alexsandro César de Souza, mais uma vez, o tráfico de drogas foi um dos destaques nas ocorrências diárias da cidade, bem como de todo o país. O levantamento das ocorrências contempla o período compreendido entre janeiro e novembro de 2022, uma vez que os registrados em dezembro ainda não disponibilizados.
Em 2021 foram registrados 153 crimes violentos em Itaúna; em 2022 a PM registrou 172, um aumento de 12,41%. As vítimas de homicídio em 2021 foram 14; e em 2022, um aumento de 57,14%, elevou os números desse tipo de crime para 22. A PM registrou 1.147 crimes de natureza diversa em 2021 e 1.335 em 2022, com aumento de 16,39%.
Nos registros de 2021 foram 71 alvos de roubo; e nos do ano passado, 74, crescendo, portanto, 4,23%. Também foi considerável o aumento de veículos roubados e furtados em Itaúna. Em 2021 foram roubados 28 veículos e 36 em 2022, sendo 28,57% a mais. Já os registros de veículos furtados no município foram: 56, em 2021 e 107, em 2022. O aumento de veículos furtados foi de 91,07%. Os números da PM para os alvos de furtos são de 498 em 2021; e 563 em 2022 e apontam crescimento de 13,05% de um ano para o outro.
Com relação à violência doméstica houve uma queda de 8,95% nos números registrados pela Polícia Militar. Em 2021 foram 670 casos; e em 2022, 610. Foi registrado apenas um caso de feminicídio no município.