Com os trabalhos encerrados, vereadores comemoram conquistas, como instalação de rastreadores nos ônibus e promessa de mais horários durante o dia
Foram encerrados esta semana os trabalhos da Comissão Especial da Câmara que investiga denúncias contra a empresa Via Sul, que administra o transporte coletivo em Itaúna. O excesso de passageiros nos ônibus e nos pontos de embarque e desembarque ao meio da pandemia da Covid-19, foi um dos principais motivos para que os vereadores criassem a Comissão. Solicitada pelo vereador Gustavo Dornas Barbosa (Patriota), a comissão contou com a participação dele e dos parlamentares Silvano Gomes Pinheiro (PDT), presidente; Nesval Júnior (PSD), relator; Aristides Ribeiro Filho (PSC) e Edênia Alcântara (PDT) membros.
Na opinião dos vereadores, a maior conquista da comissão especial foi a instalação de rastreadores nos ônibus que serão monitorados pela Gerência de Trânsito e Transportes da Prefeitura para apontar os itinerários dos veículos, oferendo maior fiscalização acerca do cumprimento de horários e, consequentemente, o número de passageiros em cada lotação.
A cobrança para que se evite excesso de passageiros nos pontos e no interior dos ônibus tem sido a grande demanda dos usuários, da Gerência de Trânsito e Transporte e foi também da Comissão Especial. De acordo com o vereador Gustavo Dornas, isso foi o compromisso da Via Sul para os membros da comissão especial. O vereador disse ainda que solicitou à Prefeitura o aumento de pontos de embarque e desembarque no centro, para evitar as aglomerações, especialmente na rua Silva Jardim e a colocação de painéis luminosos nesses locais, a fim de informar aos usuários a rota dos ônibus e o tempo que irão gastar para chegar ao seu destino.
Terminal de Passageiros deve ser iniciado nos próximos dias
A instalação do Terminal Integrado do Transporte Coletivo é uma das ações que deve garantir mais conforto para os usuários do transporte coletivo em Itaúna. O projeto da obra, que custou em torno de R$ 200 mil, está sendo elaborado pela Via Sul e, segundo o prefeito Neider Moreira, tão logo, esteja aprovado, as obras serão iniciadas. O local escolhido o embarque e desembarque de todas as linhas de passageiros da cidade será a praça José Flávio de Carvalho, ao lado do estádio municipal.