Itaúna supera meta nacional para 2033 com 100% de água tratada e 100% de coleta de esgoto

0
946

No Brasil é comum que as leis não saiam do papel, mas mesmo sabendo que não será fácil ver os benefícios propostos se transformarem em realidade, quando elas são sancionadas deixam mais esperançosos aqueles que serão diretamente impactados pelo cumprimento delas. Ambientalistas e grande parte da população brasileira aguarda o cumprimento da lei conhecida como marco do saneamento que prevê que até 2033, 100% da população do país tenha acesso a água potável e serviços de esgoto. 

Nos dias atuais, segundo dados do Sistema Nacional de Saneamento, do Ministério do Desenvolvimento Regional, cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada e 100 milhões não contam com serviços de coleta de esgoto. Juatuba e Mateus Leme fazem parte dessas estatísticas e, nos dois municípios, há falta de água em muitas regiões, as interrupções no fornecimento são constantes, não existe coleta de esgoto na maioria dos bairros fora do eixo central e há problemas crônicos na coleta de lixo. 

Em comparação aos dados nacionais, Itaúna está muito à frente na questão do saneamento e se aproxima tranquilamente à meta de universalização do atendimento, prevista somente para daqui a 12 anos. Segundo Arley Silva, diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Itaúna conta com 100% de acesso à água potável, 100% de acesso no atendimento de coleta de resíduos e 100% de prestação de serviços de esgoto. E, a partir do próximo ano, com o pleno funcionamento da Estação de Tratamento de Efluentes, o município terá também  100% de capacidade no tratamento do esgoto.

Para o dirigente do SAAE o propósito do governo federal, mais que estabelecer metas, é forçar a privatização do serviço de saneamento básico. “O marco do saneamento prevê que os municípios devem compor unidades regionais de regulação. Assim, o município que decidir por não compor a unidade, precisa oferecer serviços de saneamento básico até 2033, através de uma autarquia própria”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

9 − 7 =