A Secretaria Municipal de Esportes está promovendo o Campeonato de Futebol Amador de Itaúna, que já é tradicional no calendário esportivo. O evento acontece todos os sábados, nos estádios José Flávio de Carvalho, Garcião, no bairro Garcias, e Divinão, no bairro das Graças, e vai até o dia 9 de dezembro. São duas divisões e 18 equipes, sendo 8 na primeira e 10 na segunda. O ingresso aos estádios nos dias do torneio é gratuito.
As equipes participantes do Campeonato Amador são: Portuguesa FC, São Francisco, Inter Zinabre, Sport Club Cajuru, Shalom, Santos, Independente e Souza Moreira na Primeira Divisão. Na Segunda Divisão os times são: ABEV, Juventude, América Lagoa Preta, Funerbach, Real Garcias, Colorado, Tupy, Real Madrid, Penarol e Fluminense.
Hoje têm disputas de oito equipes, no Divinão e no Garcião, às 14h30 e às 16h30
Valendo pela chave B da Segunda Divisão, neste sábado (16), às 14h30, jogam no Estádio Divinão as equipes Real Garcias X Colorado FC. Também às 14h30, neste sábado, no Estádio Garcião, a disputa pela chave B Tupy FC X Real Madrid.
Pela chave A da Primeira Divisão, estarão em campo neste sábado (16), no Estádio Divinão, Shalon X Santos FC, às 16h30. No mesmo dia e horário, no Estádio Garcião, jogam Independente EC X Souza Moreira.
Destaque do Campeonato de Futebol Amador: Real Madrid
O Jornal S’PASSO traz, a partir desta edição, um pouco da história dos clubes do Campeonato Amador de Itaúna. Essa semana conversamos com o dirigente da equipe do Real Madrid, Cleimar de Souza Batista, o conhecido Funana ou Mazinho. O Real foi fundado em 1978 pelos irmãos João e Celso Catarina e atualmente, a diretoria é composta por Celso Catarina, presidente; José Benedito, Goteira, vice-presidente; Cleimar Batista, Funana, tesoureiro e João Catarina, secretário.
O Real Madrid é uma das equipes mais tradicionais de Itaúna; já disputou inúmeras partidas e torneios e foi campeã itaunense diversas vezes. O último título foi de Campeão da série B itaunense, em 2017. Participou do Campeonato Classista da liga de Betim e torneios amistosos em várias cidades do centro-oeste. Foi declarado de entidade de Utilidade Pública e é filiado à Federação Mineira de Futebol e à Confederação Brasileira de Futebol.
Do Alto do Rosário para todos os lugares
“Hoje somos a única equipe do futebol itaunense apta a disputar campeonatos pela Federação Mineira, em qualquer categoria. Fazemos um trabalho social fora das quatro linhas, com crianças e jovens. O time é residente e identificado com a comunidade do Alto do Rosário”, relata Funana.
Apoio de políticos e da própria diretoria para se manter
O Real Madrid possui alguns patrocinadores que investem pequenos valores para a sobrevivência do time, que também conta com apoio de emendas parlamentares de vereadores, além de verba do ex-deputado estadual Gustavo Mitre (PSB). “A manutenção do time fica, também, por conta de ajuda dos membros da diretoria”, esclarece.