Alunos da Fundação João Pinheiro auxiliam em planejamento do SAAE

0
1583

A Fundação João Pinheiro é uma das mais renomadas entidades de ensino na área de Administração Pública, e alguns de seus alunos estão no comando de projetos de gestão na Prefeitura de Itaúna. 

A Fundação é ligada ao Estado de Minas Gerais, sendo especializada em questões públicas. Os alunos do curso de Administração Pública, Vinícius Gomes e Elias Menezes, estão próximos de formar (8° período) e deixam para Itaúna os benefícios de seus estudos.

Os jovens foram convocados para realizarem planejamentos de funções administrativas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, o SAAE. As áreas em que os formandos atuaram foram na reestruturação do Organograma e no Plano de Cargos e Salários da autarquia.  

Planejar o Organograma consiste em classificar e diferenciar todos os cargos e funções, afim de identificar hierarquias. Logo após, os postos de trabalho são reestruturados, assim como os seus respectivos salários, levando em conta outros aspectos como avanços do mercado, surgimento de novas tecnologias e mudanças na política interna. Todos os processos foram realizados pelos alunos.  

Por fim, os estudantes, juntos à membros de uma comissão de servidores, concluem quais ações devem ser tomadas para que a autarquia garanta o melhor funcionamento, com benefícios produtivos e financeiros. 

Para que não haja distorções no projeto, os estudantes são apresentados à todos os detalhes de funcionamento do SAAE, incluindo visita aos centros de funcionamento Estação de Tratamento de Água (ETA), Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), Projeto Rio São João (PRSJ), Aterro Sanitário e a Cooperativa de Reciclagem e Trabalho (COOPERT), também aos centros administrativos. 

O Diretor Geral do SAAE, Arley Cristiano Silva, comentou sobre os estudos de reorganização e os benefícios do apoio dos jovens: “É importante frisar que estamos falando de um processo que exige estudos específicos e análise criteriosa de cada função exercida no SAAE, o que demanda tempo e dedicação. O apoio da Fundação João Pinheiro chegou em uma boa hora, pois já havia um estudo em andamento, realizado por uma comissão multidisciplinar, composta por representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaúna e Associação de Servidores do SAAE. Acreditamos que com esta modernização da estrutura do SAAE teremos ainda mais eficiência na prestação dos nossos serviços”. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

4 × 3 =