Blitz dengue acontece de 3 a 5 de abril em Itaúna

0
372
Dengue Itaúna

Até 27/03, Minas Gerais registrou 131.032 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 46.619 casos foram confirmados para a doença. Há 15 óbitos confirmados por dengue em Minas Gerais e 64 óbitos em investigação.

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 36.011 casos prováveis da doença, dos quais 10.895 foram confirmados. Até o momento, foram confirmados quatro óbitos por Chikungunya em Minas Gerais e 14 estão em investigação.

Quanto ao vírus Zika, até o momento foram registrados 164 casos prováveis. Há dez casos confirmados para a doença e não há óbitos por Zika em Minas Gerais, até o momento.

Em Itaúna os números são preocupantes levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, de 2023, que apontou alto risco de infestação do mosquito na maioria dos bairros da cidade. Os registros da Secretaria de Saúde naquele momento eram de 12,7%, ou seja, alarmantes já que acima de 4,0% é considerado alto risco de epidemia, segundo o Ministério da Saúde.

Desta forma a Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe de zoonoses, estará realizando mais uma blitz para identificar focos de reprodução do mosquito transmissor das doenças. De 3 a 5 de abril os bairros alvos da fiscalização ostensiva serão  Leonane, Vila Santiago, Santanense e Vila Mozart.

Os moradores devem atender e autorizar a entrada dos agentes que estarão devidamente identificados e seguir as orientações que serão fornecidas.