CAC auxilia população em agendamentos para emissões de RG’s

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O Centro de Atendimento ao Cidadão “Maria Emy de Sousa”, da Câmara Municipal de Itaúna, realizou na última sexta-feira, 12 um mutirão de agendamentos para emissão de carteira de identidade.

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) já pode ser emitida no estado de Minas Gerais. Para ter acesso ao documento, é preciso agendar, por meio do site Cidadão MG, um atendimento em um dos postos de identificação do estado.

A nova CIN deverá ser feita por todos os cidadãos até 2032 e tem validade de 10 anos para todas as pessoas entre 12 e 59 anos de idade. Com ela, o CPF passa a ser o único número de registro civil, já que o RG vai deixar de existir. A seguir, veja como agendar a emissão da nova identidade em Minas Gerais.

O usuário deve informar o município em que deseja fazer o documento e, assim, a plataforma exibirá as unidades de cada cidade. Após selecionar o ponto de atendimento, basta escolher um dia e horário disponível. Para emitir a nova carteira de identidade, o usuário precisa levar em mãos, na hora marcada e no local agendado, certidão de nascimento ou de casamento original ou cópia autenticada em cartório.

Não é necessário levar foto 3×4, pois ela será tirada no momento de produção do documento pela equipe do posto de identificação. Menores de 16 anos precisam estar acompanhados pela mãe, pai ou responsável legal. O documento tem um prazo de entrega de até 15 dias úteis. A primeira via da nova carteira de identidade é gratuita e tem validade de 10 anos.