A igreja Católica iniciou na quarta-feira (14) o período da quaresma e foi lançada, oficialmente, pelo Conselho Nacional dos Bispos do Brasil, a Campanha da Fraternidade 2024. Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha deste ano tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8).
De acordo com o bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2024 refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado sociedade brasileira e o mundo.
A Campanha da Fraternidade, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também durante a Quaresma deste ano, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.
A Campanha é apresentada todos os anos na quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa.
Amor ao próximo
Para o padre Everaldo Quirino Ferreira, da Paróquia de Sant’Ana, a Campanha da Fraternidade é um modo de chamar a atenção da comunidade para algum tema relevante da sociedade atual e tentar dar respostas a ele a partir de valores cristãos, da doutrina social e moral da Igreja. A cada ano a Campanha da Fraternidade se propõe a reflexão de um caminho que vislumbre saídas para situações desafiadoras do contexto geopolítico atual.
“Este ano a CF completa 60 anos ininterruptos e traz à tona a reflexão em torno da Encíclica do Papa Francisco “Fratelli Tutti” sobre a amizade social. Num mundo marcado por guerras, divisões, perda do sentido da vida, a Igreja do Brasil, em união com o Papa, quer levar-nos a refletir sobre a importância de nos compreendermos como irmãos, fortalecendo o compromisso e o cuidado com todas as pessoas, nosso “próximo” como ensina Jesus no Evangelho”, opinou.