Campanha do Maio Amarelo pede trânsito mais seguro

Autoridades do setor falam dos principais gargalos nas vias de Itaúna e do aumento de acidentes

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Somente neste primeiro semestre de 2022 Minas Gerais está na liderança do ranking brasileiro de acidentes de veículos com mortes. O Estado registrou 164 vítimas no primeiro trimestre e uma média de 21 ocorrências por dia. O assunto está na pauta das discussões de autoridades ligadas ao trânsito principalmente porque o mês de maio foi o escolhido para o debate acerca do tema. O movimento mundial do Maio Amarelo nasceu em 2011, quando a Organização das Nações Unidas decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A campanha usa a cor amarela em referência ao sinal de advertência no semáforo, que simboliza a atenção necessária para a causa.

A campanha Maio Amarelo em Itaúna teve início na quarta-feira, 4, com ações da Prefeitura, das polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, inclusive com simulação de acidentes e socorro, envolvendo diversos veículos. Para as autoridades as principais causas de acidentes no país são a falta de atenção; embriaguez; defeito no veículo; velocidade acima da permitida e animal na pista.

Cerca de 70 mil veículos circulam em Itaúna e o crescimento é constante

A gerente de Trânsito e Transportes da Secretaria Municipal de Regulação Urbana, Cíntia Valadares, falou ao Jornal S’PASSO sobre a programação desse mês de maio na cidade. Será uma atividade para cada semana, sempre em parceria com as polícias e o corpo de bombeiros. Os eventos foram iniciados no dia 4, com a simulação de socorro na Praça Dr. Augusto Gonçalves, além de estande da Gerência de Trânsito no local.  

 Para as próximas semanas estão programadas blitzen educativas, apresentação de espetáculo teatral e uma ação conjunta com a VLI, do transporte ferroviário, a fim de oferecer mais informações às pessoas acerca da segurança nos cruzamentos da linha férrea.

Cíntia Valadares destaca que a cidade está em constante desenvolvimento, com aproximadamente 70 mil veículos em circulação, uma malha asfáltica crescente e, consequentemente, um aumento de locais que necessitam de atenção. Soma-se aos problemas causados pelo próprio crescimento da cidade, a malha ferroviária inserida em toda extensão de pontos que são críticos pelo próprio volume de veículos. A profissional aponta como grandes gargalos do trânsito, o trevo do bairro Padre Eustáquio; a rua Dr. José com avenida São João; a entrada da cidade pela rua Silva Jardim; a avenida Jove Soares; o cruzamento da avenida Albino Santos com avenida JK, entre outros.

Obras demoradas e estacionamentos irregulares

A reportagem perguntou o que impede que obras e serviços sejam realizados para melhorar o trânsito em Itaúna, como a população tem questionado e os vereadores replicado com frequência. Segundo Cíntia, na administração pública o tempo corre de forma diferente, pois é necessário obedecer todos os trâmites legais em relação a contratação de serviços ou materiais. “E, na maioria das vezes, as obras e intervenções não saem no tempo que a sociedade solicita e necessita”.

Outra questão que envolve a questão do trânsito diz respeito às notificações de estacionamento irregular. Cíntia Valadares destaca que são apenas avisos, não multas, de que o condutor estacionou e não pagou até aquele momento. No entanto, a fiscalização da Polícia Militar tem ocorrido com frequência e a recomendação é que ao estacionar o condutor regularize a situação do veículo, pelo aplicativo, em algum comércio ou com o monitor ZAR que é a empresa responsável pelo estacionamento rotativo.

Acidentes prejudicam a economia, além de impactar a sociedade e o sistema de saúde

O major Alexsandro César de Souza, da Cia. Independente de Polícia Militar, também falou ao Jornal S’PASSO sobre a Campanha Maio Amarelo. Ele disse que é considerável o número de registro de acidentes de veículos em Itaúna, o que impacta diretamente órgãos de segurança pública e o sistema de saúde. E isso faz com que recursos públicos, que poderiam ser direcionados para outras atividades, sejam utilizados nessas áreas. “Esse prejuízo é ainda maior se considerarmos os danos materiais e patrimoniais, e ainda as lesões corporais, sequelas físicas e emocionais, e principalmente as vidas perdidas nos acidentes de trânsito”, ressaltou.

O major Alexsandro pontuou sobre os registros de acidentes de trânsito no município, comparando os quatro primeiros meses de 2022 com o mesmo período de 2021. As estatísticas mostram que os acidentes de trânsito com vítimas aumentaram 4% e os acidentes de trânsito sem vítimas subiram em  14%.

A fala do major corrobora das informações das demais autoridades do país que apontam como causas principais de acidentes de trânsito as falhas humanas. A adoção de comportamentos inadequados, com negligência, imprudência ou imperícia pelos motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres é o principal fator desse problema. Nesse sentido, após uma análise inicial na natureza de infrações de trânsito cometidas em Itaúna, o comandante policial destacou as que apresentam maior incidência: conduzir motocicleta com capacete sem viseira, não usar cinto de segurança e estacionar em desacordo com a sinalização.  

Além dessas, ele pontuou que também estão na lista das principais infrações do trânsito a velocidade incompatível; o uso de celular na direção de veículos ou ainda, como pedestre, o que afeta a atenção das pessoas; o avanço de semáforo e a ingestão de álcool.

Melhoria das vias públicas

A melhoria do trânsito urbano, na avaliação do comandante da Polícia Militar, envolve algumas questões, como a melhoria das vias, com a realização de obras, conservação e sinalização por parte do poder público. Também, salienta que uma característica comum entre quase todos os causadores de acidente é a questão comportamental. “A Campanha Maio Amarelo deste ano, que tem como tema “Juntos salvamos vidas”, apresenta uma proposta de conscientização no sentido de que um trânsito seguro depende de todos nós, independente do papel que estejamos desempenhando no trânsito”.

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