O tom emocionado das palavras de agradecimento do padre Everaldo Quirino Ferreira no encerramento da Festa de Sant’Anna, na noite de terça-feira (26), na Igreja Matriz, veio celebrar o fim de um período de dois anos de distanciamento por causa da pandemia da Covid-19 e anunciar novos tempos de esperança e alegria.
O distanciamento imposto e o medo das pessoas de se contaminar ficaram marcados e fizeram com que fossem evitadas as aglomerações, em atendimento às orientações de autoridades sanitárias.
Agora, com a volta das atividades presenciais em todos os lugares, a Praça Dr. Augusto Gonçalves esteve lotada na Festa de Sant’Anna, com o povo comparecendo nas celebrações religiosas, nos eventos artísticos e, especialmente, na praça de alimentação com as comidas típicas das barraquinhas: sopas, churrasquinhos, tropeiro, doces e bebidas.
Cultura repassa R$ 80 mil do ICMS Cultural às guardas
A Festa do Reinado contará com 13 guardas de Congado, que serão responsáveis pelo tradicional desfile pelas ruas e no entorno da igreja do Rosário, levantamento e descimento de bandeiras e para o cumprimento das promessas no dia 15 de agosto, ponto alto do evento.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo repassou às guardas R$ 80 mil, através do Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, proveniente do ICMS Cultural. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Ilimane Lopes, Joe, está sendo preparada uma grande intervenção da Prefeitura para acolher as ideias dos congadeiros, especialmente no tocante à decoração e ampliação da estrutura logística para os participantes das guardas e do público. “Por enquanto não foi definida ainda a participação da Prefeitura, pois estamos nos reunindo com os representantes das guardas e discutindo formas de atendê-los na realização da festa”, contou.