A Cemig irá substituir luminárias de iluminação pública de maior potência por luminárias LED em Itaúna, por meio do projeto Minas LED. A previsão é de que sejam trocados 435 pontos em toda cidade. O projeto não tem contrapartida financeira do município e a prefeitura deverá apenas apoiar a Cemig em todas as etapas, conforme critérios e cronogramas definidos pelo plano de trabalho e no Acordo de Cooperação Técnica a ser assinado entre as partes. O Jornal S’passo questionou a Cemig acerca do valor do investimento na cidade, contudo, a companhia informou que “os valores individualizados ainda não estão disponíveis, em decorrência do resultado do pregão”.
De acordo com a Cemig, o investimento total do programa é de mais de R$ 112 milhões, através de uma iniciativa do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. A meta é substituir mais de 100 mil pontos de iluminação, beneficiando mais de 600 cidades do Estado, aumentando a eficiência energética e a redução do consumo de energia e da demanda no horário de ponta do sistema elétrico.
Responsabilidade dos municípios
Apesar de a responsabilidade pela iluminação pública ser das prefeituras desde janeiro de 2015, conforme determinação da Aneel, a Cemig desenvolve o projeto em parceria com os municípios, para modernizar os equipamentos e incentivar a adoção de medidas de eficiência energética. A companhia vai adquirir luminárias LED, realizar as substituições, encaminhar os equipamentos substituídos para serem descartados de forma ambientalmente correta e prestar contas do projeto perante a Aneel. Os municípios continuarão responsáveis pela manutenção da Iluminação pública e, após todas as substituições previstas no projeto, também serão responsáveis por acionar as garantias, quando necessário, das luminárias LED instaladas.