Cemig vai substituir 435 pontos de iluminação em Itaúna

Mudança será feita por meio do projeto Minas LED, que vai beneficiar mais de 600 cidades de Minas

0
1148

A Cemig irá substituir luminárias de iluminação pública de maior potência por luminárias LED em Itaúna, por meio do projeto Minas LED.  A previsão é de que sejam trocados 435 pontos em toda cidade. O projeto não tem contrapartida financeira do município e a prefeitura deverá apenas apoiar a Cemig em todas as etapas, conforme critérios e cronogramas definidos pelo plano de trabalho e no Acordo de Cooperação Técnica a ser assinado entre as partes. O Jornal S’passo questionou a Cemig acerca do valor do investimento na cidade, contudo, a companhia informou que “os valores individualizados ainda não estão disponíveis, em decorrência do resultado do pregão”.

De acordo com a Cemig, o investimento total do programa é de mais de R$ 112 milhões, através de uma iniciativa do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. A meta é substituir mais de 100 mil pontos de iluminação, beneficiando mais de 600 cidades do Estado, aumentando a eficiência energética e a redução do consumo de energia e da demanda no horário de ponta do sistema elétrico. 

Responsabilidade dos municípios

Apesar de a responsabilidade pela iluminação pública ser das prefeituras desde janeiro de 2015, conforme determinação da Aneel, a Cemig desenvolve o projeto em parceria com os municípios, para modernizar os equipamentos e incentivar a adoção de medidas de eficiência energética. A companhia vai adquirir luminárias LED, realizar as substituições, encaminhar os equipamentos substituídos para serem descartados de forma ambientalmente correta e prestar contas do projeto perante a Aneel. Os municípios continuarão responsáveis pela manutenção da Iluminação pública e, após todas as substituições previstas no projeto, também serão responsáveis por acionar as garantias, quando necessário, das luminárias LED instaladas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dois + 9 =