Clínicas de Fisioterapia da Universidade de Itaúna atendem pacientes com sequelas da Covid-19

1
1612

Muitas pessoas que tiveram Covid-19 e foram submetidas a um tratamento mais intenso, até mesmo em hospital, têm queixado das sequelas deixadas pela doença que, em alguns casos, são leves e passageiras, mas em outros, mais demoradas e graves. Alguns resquícios do pós-Covid se apresentam na forma de dores musculares, dificuldade para caminhar, respiração comprometida, cansaço, dentre outros sintomas que precisam ser tratados com acompanhamento de um profissional de fisioterapia.

As Clínicas Integradas de Fisioterapia da Universidade de Itaúna funcionam no Complexo Esportivo e atendem a comunidade gratuitamente com diversos procedimentos como pós-operatório, reabilitação física depois de acidente vascular cerebral, lesões, fraturas etc. Os profissionais e estudantes, sob a coordenação da professora Juliana Resende, têm tido uma rotina intensa, atendendo pacientes com sequelas deixadas após a contaminação pelo coronavírus.

Segundo Marcelo Amaral Moreira, especialista em fisioterapia cardiorrespiratória e preceptor da UIT há quinze anos, as Clínicas Integradas da Universidade de Itaúna, há dois meses iniciaram o atendimento às pessoas que tiveram Covid. Marcelo destaca que todo paciente que foi diagnosticado com a doença e que queira o acompanhamento de fisioterapia, pode se encaminhar às clínicas e solicitar o serviço, que é totalmente gratuito. Os profissionais fazem a avaliação e já dão sequência no tratamento.

Acompanhamento do paciente

“A Covid-19 é uma doença sistêmica, que afeta a parte respiratória, cardíaca, neurológica, motora. Se o paciente teve um cometimento mais respiratório, vamos focar o tratamento nessa parte, se o cometimento foi mais no aspecto motor, o tratamento será maior na parte motora. Por isso fazemos uma avaliação criteriosa para que os procedimentos sejam assertivos.

Sem custo, sem burocracia

“Não tem burocracia, não tem custo, basta que a pessoa interessada vá à clínica. O tratamento é totalmente gratuito, assim como os outros serviços que a Universidade oferece à população de Itaúna e região”, explica o professor Marcelo.

As Clínicas Integradas de Fisioterapia funcionam no Complexo Esportivo da Universidade de Itaúna (avenida São João, ao lado do SESI), e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 37. 3242.2090.

Sobre o curso

A fisioterapia no Brasil é uma área “nova” da ciência, já que o primeiro curso, de nível técnico, foi criado em 1951. Somente em 1969 é que a especialidade foi reconhecida como um curso de nível superior. Muitas pessoas ainda desconhecem o que fazem os fisioterapeutas e os confundem com profissionais da massagem. Porém, o tratamento fisioterapêutico consiste em técnicas cientificamente comprovadas que auxiliam na reabilitação, prevenção e também na cura de algumas doenças. Assim como qualquer outra área da ciência, existe uma infinidade de atuação desses profissionais: intensivista, respiratória, neurológica, cuidados paliativos, traumato-ortopédica etc.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezesseis + 7 =