Começa o Alistamento Militar; Jovens que completam 18 anos em 2020 devem se alistar

0
1479

Os jovens do sexo masculino que completarem 18 anos em 2020, independente do mês de aniversário, devem realizar o alistamento militar. O prazo começou no dia 02 de janeiro e vai até 30 de junho, gratuitamente. Após o fim do semestre, paga-se uma multa para efetuar o alistamento e também para quem perdeu o prazo em 2019.

O alistamento pode ser feito online através site alistamento.eb.mil.br ou presencialmente na Junta Militar de Juatuba ou Mateus Leme.

Para os moradores de Juatuba, o alistamento será feito na rua João Saliba, 145, e  em Mateus Leme, a Junta está localizada na rua Pereira Guimarães, próximo à Prefeitura.

Até nesta sexta-feira, 17, a junta militar funcionará das 12h às 16h. Após a data, será feito um recesso até o dia 06 de fevereiro e, logo após, o funcionamento será em dois turnos: das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Os documentos necessários são: identidade (registro geral) ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4. 

Após o alistamento, será necessário ficar atento ao e-mail e a caixa de mensagens SMS, pois, esses são os endereços em que o Exército Brasileiro entrará em contato em caso de convocação. Para os cidadãos que perderam o prazo de 2019, o procedimento é o mesmo.

Penalidades por não alistar

O jovem que não se alistar aos 18 anos, fica em débito com o Serviço Militar na situação de “fora do prazo”. Além disso, fica impedido de obter passaporte ou prorrogação de sua validade, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão, inscrever-se em concurso público ou exercer qualquer função ou cargo público.

Além dos impedimentos citados, existe também uma multa simbólica. Quem não se alistar no exército dentro do prazo estipulado fica devendo R$ 4,03, que aumenta por dia de atraso. A multa também só pode ser paga nas agências do Branco do Brasil ou dos Correios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

nove − três =