Comércio de Itaúna tem expectativa positiva de vendas na semana do Dia das Mães

Cerca de 53,1% dos consumidores planejam presentear. Roupas (29,3%), calçados (12,6%) e perfumes (9,8%) são os presentes mais comuns

0
334

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Itaúna (Sindicomércio), Alexandre Maromba, afirmou ao Jornal S’PASSO a expectativa de vendas no período que antecede ao Dia das Mães – no segundo domingo de maio – é positiva. “Há um otimismo entre os empresários para esta data tão importante. As lojas estão bem preparadas e com muitas ofertas. E ainda, teremos o horário estendido. Acreditamos que será um excelente período para o comércio de Itaúna”, opinou.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio) publicou pesquisa que mostra a intenção de consumo para a data. A entidade enfatiza que o Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio varejista, só perdendo para o Natal. É tradicional no calendário de compras dos brasileiros, pelo forte apelo emocional, que afeta diversos públicos, independentemente da idade, sexo ou faixa de renda.

Nesse período, um dos maiores desafios para o empresário é aproveitar as oportunidades desse ambiente de negócios, que também é caracterizado pela maior disputa pela preferência do consumidor.

Boa parte dos consumidores (36,7%) planeja realizar as compras na semana do Dia das Mães. Cerca de 53,1% dos consumidores na cidade planejam presentear, enquanto 45,6% não têm essa intenção. Entre os motivos para não presentear, destacam-se a falta de pessoas para presentear (38,9%), falta de costume (23,0%), cautela financeira (17,7%) e endividamento (14,2%).

Entre os consumidores que irão presentear, as promoções são os principais atrativos, mencionadas por 35,6% deles, seguidas por atendimento diferenciado (18,7%) e preço reduzido (5,6%). Já os preços altos dos produtos são o principal fator desestimulante, afetando 39,6% dos consumidores, seguido por atendimento precário (28,3%) e lojas cheias (17,1%).

A área de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG realizou a pesquisa com o objetivo de identificar a pretensão de compras para o Dia das Mães.

Roupas (29,3%), calçados (12,6%) e perfumes (9,8%) são os presentes mais comuns. A maioria (41,4%) planeja gastar o mesmo que no ano anterior, enquanto 30,5% pretendem gastar menos e 25,8% manterão os gastos.

Horário especial na quinta, sexta e sábado

O comércio itaunense, em negociação com o Sindicomércio, estará funcionando em horário especial na próxima semana para atender às compras do Dia das Mães. Na quinta-feira (9) e na sexta-feira (10), as lojas estarão abertas das 9h às 20 horas. No sábado (11), das 9h às 16h.