“Como me tornei metástase do amor”: esperança e alento para as pessoas diagnosticadas com câncer

Juliana Jaber, vice-prefeita de Bom Despacho, lança segundo livro

0
472

A profissional de tecnologia Juliana Jaber, que ocupa a cadeira de vice-prefeita da cidade de Bom Despacho, faz o lançamento de seu livro autobiográfico “Como me tornei Metástase do Amor” em meio a intensas mudanças em sua vida pessoal e profissional. Juliana Jaber nasceu em Belo Horizonte, em 1977 e aos 35 anos, no auge de sua carreira profissional, recebeu um diagnóstico de câncer de mama avançado. A doença veio ressignificar sua trajetória, fazendo com que cuidasse melhor da saúde, “mesmo diante da dor e da impotência”.

Em vez de se acomodar e tão somente sofrer, ela fundou a ONG Metástase do Amor, para apoiar famílias no enfrentamento da doença. Sua história de superação tem impactado a vida de inúmeras pessoas. Juliana é, atualmente, além de vice-prefeita de Bom Despacho, secretária do MDB Mulher em Minas Gerais.

Ela é graduada em Sistemas de Informação e especialista em Gestão de Pessoas, Liderança Estratégica e Gestão Pública com ênfase em Cidades Inteligentes e na Lei de Licitação 14133.

Sobre o livro

Juliana Jaber começou a escrever sua história em 2013, como expressão de força para que leitores e, principalmente, seus filhos, encontrassem motivos diários para ter coragem e fé. A biografia relata sua trajetória e importantes projetos que desenvolve para combater a desigualdade; “e recebeu esse nome pelo seu legado em espalhar amor”.

São 15 capítulos que se transformam em lições de vida ao mostrar a infância humilde, os esforços para estudar, os conflitos para conciliar carreira profissional e maternidade, os desafios para o enfrentamento do câncer, a superação e a fundação de uma ONG, reconhecida em toda a região pelo trabalho em prol de pacientes oncológicos, a decisão em participar ativamente da política, o trabalho e desafios diante de um cenário repleto de limites vivenciados pela cultura patriarcal.

Relação com a literatura

Como me tornei Metástase do Amor é o segundo livro de Juliana Jaber. A autora sempre gostou de literatura e seus espaços favoritos para dar asas aos sonhos são as bibliotecas. Aos oito anos foi vencedora de um concurso cultural em Belo Horizonte, quando escreveu a redação intitulada “O Barquinho Amarelo”, que comparava o trajeto dos objetos à vida das pessoas, chamando a atenção para as diferentes jornadas, mesmo saindo de um mesmo ponto. Seu primeiro livro, Aprendendo com Amora, foi lançado pela ONG Metástase do Amor em 2021, com o objetivo de prevenir e combater o câncer infantil. Como figura pública, Juliana é uma grande incentivadora da cultura e seu trabalho para promover artistas e suas obras é reconhecido.

A importância da obra literária

As mulheres enfrentam inúmeros desafios para terem sua força reconhecida. Embora estejam nos bastidores da vida de todos, raramente ocupam espaços de destaque. Juliana Jaber afirma que decidiu ainda criança, ser como a Mulher-Maravilha, “não por querer parecer fisicamente com a heroína dos quadrinhos, mas por acreditar que a sua vida influenciaria a de tantas outras que viriam depois dela. O livro Como me tornei Metástase do Amor é a concretização deste legado, mas ele inspira não apenas o público feminino, mas homens de todas as faixas etárias”, esclarece.

O lançamento do livro

O livro Como me tornei Metástase do Amor será lançado em Bom Despacho, no dia 15 de março, no espaço ‘Café com Prosa’, localizado na rua Rio Grande do Sul, 55, no bairro Rosário, das 17 às 20 horas. A partir desta data, poderá ser adquirido também, pelo site da autora (www.julianajaber.com.br), pelo valor de R$50,00. Parte das vendas será revertido para o apoio de pacientes no enfrentamento do câncer.

Futuro na política

As principais bandeiras de trabalho de Juliana Jaber são o fortalecimento da atenção primária na saúde, a educação em tempo integral e o desenvolvimento humanizado da política para o crescimento socioeconômico e sustentável. Ela revela que pretende continuar na política e atribui todo esforço e dificuldades superadas em sua vida à grandeza de sua missão pelos municípios mineiros e pela evolução da democracia no país. Por isso afirma que incentiva a participação das mulheres na política, “pela capacidade delas em amar e cuidar das pessoas”.