Confronto definido: Cruzeiro e Atlético decidem estadual

Cruzeiro e Atlético decidirão o campeonato mineiro pela 26ª vez na história; equipe celeste leva vantagem pela melhor campanha.

0
603
Foto: Staff Images / CRUZEIRO)

A final do Campeonato Mineiro de 2024 está definida! Atlético e Cruzeiro disputarão o título pela 26ª vez na história do torneio. As partidas decisivas serão realizadas com presença de torcida única, com prováveis datas previstas* para o dia 30 de abril (ida) e 6 de maio (volta). A primeira partida será realizada na Arena MRV, com presença da torcida atleticana, enquanto o confronto de volta, sob mando cruzeirense, acontecerá no Mineirão. Além da vantagem do mando de campo na partida de volta, o Cruzeiro ainda joga por 2 empates ou um vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols, cenários que dariam o título à equipe celeste pela superioridade da campanha durante a fase de pontos.

A última vez que as duas equipes se enfrentaram pela final foi em 2022, ano no qual o Atlético se sagrou campeão após vitória por 3×1 em confronto único no Mineirão. A equipe alvinegra busca seu quinto título estadual seguido, já o Cruzeiro tenta quebrar um jejum de 5 anos consecutivos sem vencer o campeonato estadual, conquistado pela última vez em 2019 contra o próprio Atlético.

Em entrevista concedida ao portal Ge.globo, o técnico argentino Nicolás Larcamón demonstrou grande entusiasmo com a oportunidade de decidir o confronto na presença do torcedor cruzeirense: 

“Sinceramente, estou muito feliz com o trabalho dos jogadores. Sinto que não só é a boa notícia de estar na final, mas principalmente que essa final vai ser em nossa casa, com nossa torcida, com o melhor cenário possível para fazer uma final histórica.”

Por outro lado, o comandante alvinegro Felipão cobrou a necessidade de ajustes na equipe do Atlético, sobretudo na defesa, mas também destacou a capacidade técnica da equipe.

“A gente tem que saber colocar isso numa prateleira pra ir cobrando dos jogadores o que nós temos que melhorar, fazer, dificultar, fazer com que os adversários sintam mais a dificuldade pra fazer esse gol. Não estou satisfeitíssimo não, como vocês podem imaginar. Estou consciente de que a gente tem um time muito bom e que tem jogadores bons e que a nossa campanha é razoável, mas que nós chegamos novamente à final.” Pontuou o comandante do Atlético em entrevista ao GE.Globo.

*A Federação Mineira de Futebol (FMF) ainda não confirmou os dias e horários de realização das partidas. A marcação espera pelo sorteio da CONMEBOL que determinará os calendários de Atlético e Cruzeiro nas copas Libertadores e Sulamericana, respectivamente.

Gabriel Ramos