Conhecendo melhor os vereadores de Itaúna

Nesta sequência de reportagens, o Jornal S’PASSO destaca o trabalho desenvolvido por Antônio José de Faria Júnior, o conhecido Da Lua

0
724

Ele está no terceiro mandato de vereador, nas duas últimas eleições foi o mais votado, com 2.188 votos e XXX, respectivamente e, atualmente, ocupa o cargo de secretário da Mesa Diretora. Da Lua atuou profissionalmente durante muitos anos como técnico em contabilidade e trabalhou também no ramo de transporte escolar e viagens turísticas. Além disso, se dedicou por muito tempo na área de esportes, com organização de campeonatos de futebol. É carnavalesco entusiasmado e anualmente frequenta o Rio de Janeiro, onde tem amigos na Escola de Samba Beija Flor e desfila junto com a esposa Solange Ferreira Leite Faria. Da Lua trabalhou na extinta Companhia Industrial itaunense onde desenvolveu atividades sociais ao lado de Isma Frade, que também foi vereadora. Hoje, ele se dedica totalmente ao trabalho social e à função de vereador. Nascido e criado no bairro de Lourdes, numa família humilde, hoje ele mora no bairro São Geraldo.

Vereador das causas sociais 

Da Lua diz que por causa de suas atividades na área social, no esporte e no carnaval, foi convidado para ser candidato a vereador, em 2012 e foi eleito. “A partir daí o meu trabalho social aumentou muito e fui reeleito em 2016 como o mais votado da cidade, com 2.188 votos. Em 2020, me candidatei novamente e fui de novo o mais votado passando a desempenhar a função de Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal”, conta.

Minha bandeira é o povo

Da Lua diz que sua principal bandeira é o povo que que trabalha pelas causas sociais através de parcerias com vários “companheiros de lutas”, como o deputado estadual Fábio Avelar (Avante), o senador Carlos Viana (PL) e o deputado Federal Paulo Abi-Ackel (PSDB). “Com eles já conseguimos recursos para infraestrutura com asfaltamento de muitas vias em bairros como Cidade Nova, Lourdes, Novo Horizonte, São Bento, São Geraldo, Jadir Marinho e Vila Vilaça, além de outras melhorias. Itaúna recebeu também verbas para Saúde, destinadas ao Hospital Manoel Gonçalves e às Unidades de Saúde. Ganhamos dois veículos para a Saúde, um Mamógrafo Digital e também recursos para realização de cirurgias eletivas. Recebemos equipamentos de Raio X, conseguimos atender diversas mulheres com exames de mamografia. E isso não para por aí”, ressalta.

Academia ao ar livre e recursos para entidades assistenciais

Da Lua faz questão de frisar que por seu intermédio Itaúna recebeu cinco academias ao ar livre e que através de emendas impositivas destinou recursos para várias instituições beneficentes da cidade. “Trabalhamos com a população diretamente e com muitas parcerias. Nosso gabinete recebe diariamente diversas pessoas que também são atendidas pelo telefone, e-mail e pelas redes sociais. Os pedidos são os mais diversos e buscamos sempre encaminhar soluções”, conta.

Da base ou da oposição? Do povo

Perguntado se é um vereador da base ou da oposição, Antônio José de Faria Júnior diz que é “um vereador do povo”. Nesse mandato ele esteve muito junto com os vereadores da base do prefeito Neider Moreira (PSD), no entanto vem criticando com veemência alguns setores da administração, além de ameaçar mais de uma vez romper com o grupo. “Me considero um vereador do povo. Procuro questionar o que vejo ser contrário à cidade e também reconhecer o que é feito de positivo para as pessoas”, esclarece.

Muitos desafios

Na sua avaliação, o vereador, da oposição ou da situação, enfrenta inúmeros desafios no dia a dia. O maior deles é a busca para tentar auxiliar as pessoas a resolverem seus problemas. “Diariamente recebo muitos relatos das mais diversas situações enfrentadas pelo povo que sofre com dificuldades relacionadas à saúde, emprego, segurança e tantas outras questões. A vontade é grande, o trabalho também, mas faltam recursos para ajudar a resolver tantas situações”, afirma.

A importância de ser vereador

O parlamentar pontua que o trabalho que desenvolve, ainda que não satisfaça a todos, constitui numa grande oportunidade de trazer benefícios para as pessoas o que talvez não conseguisse se não fosse vereador. “Procuro fazer o melhor, honrando a confiança das pessoas”.

A cadeira de prefeito como meta, ante uma pesquisa popular

O futuro a Deus pertence, diz o dito popular, mas para Da Lua quem é político não pode deixar de fazer previsões e nem fugir aos convites. “Se tiver que ser, vai ser. A gente não tem vaidade, mas não vamos deixar de atender a uma pesquisa em que o nome da gente esteja bem. Tenho vontade sim. Primeiro, prefeito e, depois, quem sabe deputado. Estamos na luta e se o nome da gente estiver bem numa pesquisa popular, vamos sim tentar a Prefeitura”, salienta.

A Câmara atual na visão de Da Lua

Para o vereador Da Lua, falta ainda um esforço coletivo para que se consiga melhorar o necessário para o município. E sempre haverá o que fazer. “O trabalho da Câmara tem uma importância muito grande para a comunidade. Como vereador a gente pode fazer a diferença. Temos hoje vereadores que defendem muitas e importantes bandeiras. E isso pode beneficiar a população de um jeito maior”, considera. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

sete − um =