O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência – CIS-URG completa dez anos de fundação na próxima segunda-feira, dia 19, e em comemoração à data, realizará uma reunião festiva no Espaço Paulinelli, em Divinópolis, às 10h. O encontro homenageará prefeitos, prefeitas, secretários e secretárias de Saúde dos 65 municípios consorciados, como Itaúna, além de representantes do setor de saúde dos governos Federal e Estadual; parceiros e colaboradores da entidade.
Está confirmada a presença do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior; do secretário de Saúde do Estado de Minas Gerias, Fábio Baccheretti; e de vários prefeitos e autoridades dos municípios associados.
Outro destaque do encontro é enaltecer a participação de colaboradores do CIS-URG, liderados por José Marcio Zanardi, hoje Secretário Executivo do Consórcio, que venceram todos os obstáculos para tornar realidade o atendimento do SAMU no centro-oeste mineiro.
Números expressivos
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência atende hoje cerca de 1,7 milhão de pessoas, em 65 municípios, sendo 53 da Região Oeste e 12 da Central de Minas Gerais. Já alcançou um milhão e meio de chamadas, que resultaram em aproximadamente 600 mil atendimentos. Para os prefeitos participantes da entidade, são números expressivos, que se tornam ainda mais relevantes pelo trabalho realizado pelos profissionais do SAMU. O CIS-URG Oeste tem mais de 650 colaboradores, frota de 43 veículos, 31 bases descentralizadas, atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana.
Na constante busca por melhorias para o atendimento de urgência e emergência, o Consórcio implementou a Telemedicina, que dá suporte de especialistas para os médicos reguladores, que avaliam a gravidade dos atendimentos. Outra ação inovadora e diferenciada é o uso de Tenecteplase e Alteplase, medicamentos de alto custo, usados em alguns casos de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O CIS-URG Oeste também se tornou referência nacional na gestão de frotas, processos, administração, uso de tecnologias, medicamentos, ultrassom nas ambulâncias e diversas outras ações cotidianas.
Tudo isso motivou o governo federal a firmar convênio entre o Consórcio e o Ministério da Saúde, no valor de R$ 3 milhões, com objetivo de incorporar essas práticas no SAMU em todo o país.
Um grande avanço para a saúde na região centro-oeste
Para o prefeito Neider Moreira, membro do Conselho Fiscal do CIS-URG, a entidade tem uma importância muito grande na região no atendimento de urgência e emergência. “Foi um grande avanço para a região centro-oeste, pois congregou todo atendimento de urgência e emergência numa plataforma. Nós temos bases espalhadas em alguns municípios para facilitar o acesso, dando mais agilidade aos atendimentos. O CIS-URG presta um grande serviço à região e como estamos participando diretamente do Conselho Fiscal, acompanhamos de perto as questões administrativas. Muitos avanços foram produzidos neste período, como tratamento emergencial do AVC, do infarto agudo do miocárdio, com introdução de novas tecnologias e medicamentos, que, seguramente, fazem com que muitas vidas sejam salvas”, destacou.