Continuam ações de combate à dengue em Itaúna

0
675

Outros bairros da cidade são alvos esta semana de mais uma ação com o objetivo de combater o vetor transmissor da dengue e outas enfermidades como Zica e Chikungunya o mosquito Aedes Aegypti

Já foram visitados e vistoriados os bairros Vale das Aroeiras, São Bento, Leonane, Piaguassu e Irmãos Auler , São Bento, Vila Mozart, Irmãos Auller e Padre Eustáquio. Agora os agentes sanitários visitam as residências do Centro, Veredas e Nova Vila Mozart estarão sendo vistoriados até o dia 25 de novembro.

Faça sua parte colaborando com a visita do agente de zoonoses que identificará locais de reprodução do mosquito e lhe orientar quanto as precauções a serem tomadas.

Vale lembrar

O mosquito, vetor de doenças como a dengue, encontra ambiente favorável à sua reprodução e deposita seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva.

O mosquito pode procurar ainda criadouro naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores. Os bairros alvos da ação do setor de zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde de Itaúna, são o

Como diminuir a reprodução do mosquito Aedes aegypti?

A população pode fazer a sua parte, cuidado individualmente do seu espaço residencial, não deixando água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evitando assim a sua procriação.

Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d’água, poços, caçambas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros.

Quais são os sintomas da dengue?

  • Os principais sintomas da dengue são:
  • Febre alta > 38°C.
  • Dor no corpo e articulações
  • Dor atrás dos olhos.
  • Mal-estar
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.      

Recebe os agentes do setor de zoonoses que visitarão sua casa e permita que eles façam a varredura em busca de locais propícios à reprodução do mosquito vetor.

Em caso de dúvidas quanto à identidade do agente e sua autorização para o exercício da vistoria entre em contato com a Secretaria de Saúde, no setor de zoonoses ,ligue 32499824.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quatro × 1 =