Corrida Eleitoral: Partidos políticos tiveram grande movimentação para cumprir prazo do TSE e filiar seus candidatos

Janela Partidária terminou no último fim de semana; as definições para outubro começam a ser desenhadas

0
91

De acordo com o calendário do TSE, 5 de abril foi a data de desfiliação partidária para mudança de legenda por vereadoras e vereadores que queiram continuar no cargo ou pretendam concorrer ao cargo de prefeito. A filiação partidária teve seu prazo limite no último sábado (6). Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Euder Monteiro, em Itaúna a movimentação de partidos não foi muita tranquila, devido a decisões de última hora, dúvidas e lançamentos no sistema de filiação. “Foi um dia meio tenso, mas no fim deu tudo certo, nós atendemos a todos que precisaram. Estive aqui no Cartório no sábado, para atender as pessoas e, daqui para frente, a gente vai abrir todos os sábados e todos os domingos e esperamos poder auxiliar da melhor forma possível”, disse.

E os partidos, conseguiram cumprir os prazos do TSE para filiação partidária? Houve grande número de filiações por aqui? O PSD do prefeito Neider Moreira se organizou seguindo os protocolos e, segundo o próprio, que é o presidente da sigla, conseguiu cerca de 60 novos filiados. Desses novos, o empresário Maurício Nazaré, que figura como pré-candidato a prefeito do grupo.

De acordo com o vereador Antônio de Miranda Silva, o União Brasil também bateu o ponto no Cartório Eleitoral entregando as fichas de filiações e são mais de 50 os novos membros do partido.

São 59 os novos filiados ao PSDB de Antônio José de Faria Júnior, o Da Lua. Desses números, disse, cerca de 22 são pré-candidatos a vereador, inclusive ele próprio. 

Clênio Souza, do PV, revelou que o partido conseguiu em torno de 40 novos filiados, “mas ainda estamos discutindo a quantidade de candidatos, e os nomes. Isso vai ser feito democraticamente, internamente, na convenção do partido. Todos os prazos foram cumpridos. Temos uma lista de nomes com várias lideranças populares que vieram de forma orgânica espontânea se filiar ao partido por identidade com as causas que o Partido Verde defende”.

A vice-prefeita Gláucia Santiago, do PL, reafirmou que é pré-candidata a prefeita de Itaúna e que seu partido cumpriu “muito bem” com os trâmites da Justiça Eleitoral filiando novos membros, dos quais contará com uma chapa completa para a Câmara Municipal.

O Podemos, do vereador Léo Alves, pretende ir para a disputa em outubro com chapa completa. Ele disse que cerca de 25 novos filiados registrados agora têm pretensão de se candidatarem.

A Rede Sustentabilidade, sob a presidência do jornalista Luiz Henrique Machado, fechou o prazo com 22 novos filiados, “fora outras pessoas que já estavam filiadas”.

O PT, de acordo com o presidente Geraldino de Souza Filho, o Mirinho, filiou no último sábado, oito novos militantes.

O PSOL não filiou nenhum novo militante nos últimos dias. A presidente do partido, a jovem médica Júlia Soares, disse que “nossa chapa será composta por nossa militância mais antiga mesmo. Estamos dialogando com a REDE para nos ajudar em relação aos números, mas entendendo que cada partido mantém sua autonomia partidária”.

O PMN é o partido do Antônio Mizirico e do pré-candidato a prefeito Kaio Honório Guimarães. A legenda contava com 229 filiados, mas nos últimos dias conseguiu 39 novos membros. “Vamos registrar 18 candidaturas como manda a lei; serão seis mulheres e 12 homens”.