Defesa Civil faz alerta à população para o período das fortes chuvas

0
394
foto Marcia Moreira

As chuvas intensas são anunciadas pelos serviços de meteorologia e colocam em alerta as pessoas que vivem em condições de habitação vulnerável, como a população em situação de rua e moradores próximos de encostas e áreas de alagamento. Isso, sem contar os perigos que muitos motoristas e pedestres correm ao trafegar em dias de tempestades em lugares com grande número de árvores e próximos da rede elétrica. Na noite de terça-feira dessa semana um temporal caiu na cidade causando medo, preocupação e estragos, como na Gruta Nossa Senhora de Itaúna, com queda de árvores e destruição de bancos e muita sujeira. A limpeza do local foi feita com a retirada do material danificado no dia seguinte e a Gruta já está liberada para a visitação pública novamente.

O serviço de Defesa Civil em Itaúna está em alerta, segundo o coordenador Fábio Túlio Menezes Silva. Ele explica que com a chegada de dezembro, mês em que é registrado o maior volume de chuvas, é importante que a população fique atenta às situações de risco causadas pelas chuvas. Alguns avisos são importantes para todas as pessoas e são encaminhados pelo órgão do município em todas as suas abordagens:

  • O lixo descartado em lugares impróprios compromete o escoamento da água, entupindo bueiros e causando alagamentos.
  • A limpeza de calhas e ralos das residências é de fundamental importância para a eficácia do escoamento da água.
  • Em caso de chuvas acompanhadas por vendavais evite se abrigar ou estacionar o veículo debaixo de árvores e postes. Jamais se aproxime de cabos de rede elétrica caídos nas ruas e acione o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
  • Se estiver em área que oferece risco de alagamentos, seja a pé ou de carro, procure rapidamente um local seguro em nível mais elevado e espere a água baixar.

Fábio Túlio afirma que preventivamente a Defesa Civil mantém em alerta as equipes de pronta resposta equipadas para atuar assim que acionadas, caso necessário. Os canais de atendimento são: 199; (37) 3241-8158; (37) 9 8401-8973 – 24horas.

O dirigente da Defesa Civil enfatiza que o órgão também oferece o cadastramento para o serviço de alerta e que basta enviar o CEP através de uma mensagem de texto, para o número 40199. Fábio salienta ainda que desde abril a Defesa Civil vem monitorando e realizando vistorias periódicas em locais mapeados como área de risco. São locais que podem ocorrer deslizamentos de terra, risco de tombamento em muro de contenção/arrimo e residências com trincas significativas. Em locais que podem ocorrer deslizamentos de terra, de forma paliativa foi afixada lona plástica a fim de proteger o talude da penetração da água, evitando a saturação e a fragilidade do solo, até que o proprietário possa tomar alguma ação reparadora definitiva.

Trabalho em parceria

 A equipe da Defesa Civil de Itaúna é composta por cinco servidores, três efetivos e dois estagiários, e diversos órgãos de apoio estão em parceria com ela, como as empresas Cia. Industrial Itaunense, Cia. Tecidos Santanense, para o monitoramento das barragens; o Corpo de Bombeiros, o Tiro de Guerra, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o SAAE e todas as secretarias municipais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

18 + um =