Deputada Duda Salabert é selecionada pela revista americana “Time”

0
522

A deputada federal mineira Duda Salabert (PDT) foi selecionada pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas no mundo capazes de transformar a próxima geração de líderes. A parlamentar mineira integra a lista da “Time 100 Next”, ao lado de outras duas brasileiras, a também deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) e a ativista indígena, Txai Suruí.

Com grande ligação em Itaúna, Duda Salabert Rosa foi eleita deputada federal em 2022, com 208.332 votos. É professora de literatura, ambientalista e ativista dos direitos LGBT. Em 2018, filiada ao PSOL-MG, se notabilizou ao ter se tornado a primeira pessoa transgênero a se candidatar ao cargo de Senadora da República. No dia 16 de setembro de 2019, depois de divergências internas, rompeu com o PSOL e filiou-se ao PDT. Em 2020, Duda Salabert foi eleita vereadora de Belo Horizonte, pelo PDT, sendo a mais bem votada da história com 11,9% dos votos entre 41 candidatos, dos quais o segundo mais votado recebeu 9,3% dos votos.

A lista da “Time 100” destaca anualmente as 100 pessoas mais influentes do mundo em cinco categorias: artistas, fenômenos inovadores, líderes e defensores de direitos.

“Ser uma Travesti no Brasil significa ter uma expectativa de vida muito menor do que a média. Significa ter a prostituição, na maioria dos casos, como forma única de renda. Significa ser alvo de preconceito todo dia. Estamos na luta para ressignificar tudo isso e dizer ao mundo que existimos, somos humanas e merecemos dignidade. Seguirei firme vocalizando vozes que não são escutadas, para que as próximas gerações possam encontrar um mundo com mais poesia, mais respeito, mais meio ambiente, mais educação, mais dignidade. Vamos juntas!”, afirmou Duda Salabert.