Vários eventos cívicos estão acontecendo na Semana da Pátria em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. O ponto alto das festividades será o tradicional desfile cívico-militar no dia 7 de setembro.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está organizando os eventos, com programação que inclui hasteamento de bandeiras, execução dos hinos e a participação das escolas da rede municipal.
Na quarta-feira (7), feriado da Independência, haverá o desfile na avenida Jove Soares com participação de 39 instituições, entre as quais, escolas da rede, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e agremiações diversas, como Motoclube, Clube do Fusca e SalvaCão.
O desfile começará às 8 horas, na rua Mardoqueu Gonçalves, passando pela área externa do Espaço Cultural, onde estará o palco com as autoridades, e seguindo até a esquina da Jove Soares com a Cassiano Dornas, ponto de dispersão.
O desfile contará com estrutura planejada para garantir o conforto dos participantes, com banheiros químicos espalhados pela via e gradil entre a parte da pista destinada à apresentação e o espaço reservado aos espectadores.
Grito dos Excluídos
O Movimento Popular Itaunense, formado por lideranças de partidos de esquerda, vai participar do desfile oficial do 7 de setembro para denunciar a situação atual do povo brasileiro. O grupo pretende ir para a avenida levando cartazes e faixas – confeccionados pelos próprios participantes – contra a fome, o desemprego, a carestia, o descaso com a saúde e com a educação, o racismo, a violência de gênero, a LGBTfobia, o genocídio da juventude negra e tantas outras mazelas que aumentam a exclusão e o sofrimento do nosso povo.
O grito dos excluídos não irá propor nenhuma denúncia de caráter político-partidário, com menções a candidatos e agremiações, mas será denunciada “a situação social do nosso povo”.