Dezembro vermelho: mês de conscientização sobre o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis

Secretaria de Saúde oferece testes rápidos gratuitos para as doenças; a Aids tem tratamento e o diagnóstico precoce contribui para melhor qualidade de vida e ainda reduz preconceito

0
890

O mês de dezembro, da cor Vermelha, é dedicado à conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis, particularmente a Aids. As sociedades são convidadas a relembrar que o avanço da ciência permite que portadores do vírus tenham uma vida normal e destaca a importância da instrução sobre o tema para evitar a transmissão e garantir aos portadores condições dignas de vida.

Um Projeto de Lei do Senado, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PSOL), sancionado em janeiro de 2022, torna obrigatória a preservação do sigilo sobre a condição de pessoa que vive com o vírus da imunodeficiência humana.

Neste mês, quando uma mobilização nacional marca a luta contra o vírus HIV, a AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, em Itaúna as unidades de saúde irão realizar a campanha Dezembro Vermelho. Todas as ESF’s estarão aptas a oferecer testes rápidos gratuitos para as doenças. O Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEMO) Dr. Ovídio Nogueira Machado, no bairro Morada Nova, conta com serviço especializado de acolhimento, realiza testagens/ aconselhamento e possui também unidade dispensadora de medicamentos para pacientes.

De acordo com dados da SMS, em Itaúna, de janeiro até agora, são 20 casos novos notificados para HIV, sendo seis do sexo feminino e 14 do sexo masculino.

Profilaxia pré-exposição ao HIV

Em abril de 2022 um leitor acionou a reportagem do Jornal S’PASSO para relatar que buscou no CEMO Dr. Ovídio informações sobre o atendimento para a chamada Profilaxia Pré­Exposição ao HIV/Aids (PrEP). As respostas fornecidas ao paciente indicavam que a unidade de saúde não estaria mais distribuindo os medicamentos para esse tipo de atendimento no município.

A profilaxia pré-exposição ao HIV é um método de prevenção à infecção do vírus e consiste na tomada diária de um comprimido que permite que o organismo esteja preparado para enfrentar um possível contato com o HIV, ou seja, o indivíduo se prepara antes de ter uma relação sexual de risco para o HIV. A PrEP é a combinação de dois medicamentos, tenofovir + entricitabina, que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Se você tomar PrEP diariamente, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe em seu corpo.

Posteriormente, o secretário de Saúde, Fernando Meira de Faria, afirmou à reportagem que Itaúna foi credenciada novamente para ofertar a PrEP. Os pacientes indicados ao tratamento devem procurar o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Dr. Ovídio Nogueira Machado. Ali, no Serviço de Assistência Especializada em HIV/Hepatites Virais, o paciente será atendido pelo médico, submetido aos exames de controle e se for indicado, receberá a medicação. O telefone de contato do CEMO Dr. Ovídio é (37) 3249.9834.

O secretário Fernando Meira informa que para a realização do teste rápido, o paciente deve procurar o ESF mais próximo de sua casa. Também é disponível no CEMO Dr. Ovídio, com a enfermeira Fátima, das 7h às 10h30.

E para a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, os interessados devem ligar no telefone (37) 3249-9834 e deixar o nome na lista de espera. São duas consultas disponibilizadas para a PrEP por semana.