No próximo dia 20, Itaúna recebe “Clarice matou os peixes”, espetáculo do grupo paranaense Cia do Abração que integra a programação do Diversão em Cena. Maior programa para formação de público para teatro infantil do país, presente em mais de 60 territórios de todas as regiões brasileiras, a iniciativa, promovida pela Fundação ArcelorMittal, leva atrações culturais aos teatros e espaços públicos das cidades por onde passa. “Clarice matou os peixes” fica em cartaz com sessões, às 15h e às 17h, no Teatro Sílvio de Mattos. A classificação indicativa é de quatro anos e o espetáculo tem duração de 60 min. A entrada é gratuita pelo Sympla.
Inspirado na obra de Clarice Lispector, “Clarice matou os peixes” levanta a questão da relação com os bichos de estimação e o grande tabu entre os espetáculos direcionados a crianças: como lidar com a morte e o sentimento da perda. Como explicar à criança a efemeridade da vida? Como lidar com a ausência? No palco, três personagens, Clarão, Clarito e Esclarecida, relacionam entre si quem é o culpado pela morte dos peixinhos e a ligação de cada personagem com os seus animais de estimação. O desafio duplo de levar à cena a dramaticidade e sensibilidade, aliado ao universo infantil, proporciona ao público um espetáculo poético e único.
Com direção de Letícia Guimarães e elenco formado por Blas Torres, Heloisa Giovenardi e Ana Sercunvius, a peça conduz o espectador ao universo lúdico da criança a partir de técnicas da contação de histórias, teatro de sombras, abstração e manipulação de objetos.
O espetáculo é vencedor do Prêmio Governador do Estado do Paraná – Troféu Gralha Azul, na categoria de Melhor Espetáculo Infantil em 2011, ano de estreia. Consagrado pelo público e pela imprensa, foi eleito um dos cinco melhores espetáculos teatrais daquele ano. Desde então já circulou por cinco estados, realizando apresentações em 15 cidades.