Disponível desde 2017, o Certificado Nacional de Habilitação digital substitui o documento impresso e, desde dezembro passado, o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos impresso, também pode ser substituído pelo virtual.
Para que você possa ter estes documentos digitais, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e registrar o CPF. Automaticamente, o aplicativo relaciona o número de identificação da pessoa com os carros que ela possui. Porém, o registro só é liberado se o motorista estiver em dia com o pagamento de licenciamento, multas e DPVAT.
A CNH Digital que está há dois anos ‘online’, é utilizada apenas por 5% dos motoristas mineiros, ou seja, apenas 400 mil dos sete milhões de condutores utilizam a tecnologia.
A emissão do CRLV digital não é obrigatória, mas caso todos os motoristas adotassem o modelo, os cofres públicos economizariam R$ 100 milhões, sendo apenas R$ 49 milhões de custeio com os Correios.
Para possuir os documentos digitalmente, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e efetuar o registro de seu CPF. Automaticamente, o aplicativo relaciona o seu número de identificação com os carros possuídos. Porém, para efetuar o registro é necessário estar em dia com os pagamentos de licenciamento, de multas e do DPVAT.
O aplicativo Carteira Digital de Trânsito está disponível para download no Google Play e na Apple Store.