Na tarde desta quinta-feira (20), um seguidor do Jornal Spasso flagrou mais um ônibus da empresa Viasul com pane mecânica na Av. Jove Soares. Esse incidente se soma a vários outros que têm ocorrido de forma recorrente na cidade, abrangendo uma série de problemas diversos.
Além de casos de rodas se soltando em pleno movimento e colisões com muros de residências, houve também batidas com outros veículos e, mais gravemente, choques com locomotivas que transitam pela linha férrea em diferentes pontos da cidade.
Esses acontecimentos têm gerado insatisfação na população há algum tempo, que frequentemente se queixa de outros problemas relacionados à empresa que presta serviço de transporte público no município. Entre as reclamações estão ônibus em péssimo estado de conservação, falta de limpeza, atrasos nos horários e superlotação. Inclusive, a prefeitura foi questionada a respeito de um possível socorro financeiro à empresa de transporte coletivo, no valor de 10 milhões de reais.
O projeto de subsídio enviado pelo chefe do Executivo à Câmara Municipal foi discutido na reunião plenária desta terça-feira (17), com apresentação de dados técnicos e financeiros, bem como defesas da necessidade do aporte financeiro. Contudo, também foram levantados vários questionamentos contundentes sobre a forma como a empresa tem atendido à municipalidade.
O ônibus com defeito parou exatamente debaixo do semáforo na Av. Jove Soares, no cruzamento com a Rua Aurélio Campos. Devido ao horário de rush no fim de tarde, uma enorme fila se formou ao longo da avenida, atrasando a vida de quem desejava retornar para casa após mais um dia de trabalho.