Empreendimentos itaunenses celebram novas propostas para a geração de emprego e renda

De um mercadinho de frutas e verduras a uma rede de supermercados, Casa Rena faz 55 anos e MM Aluguel de Carros se une a empresa similar da cidade de Itu, em São Paulo para expansão dos negócios

0
2394

Duas empresas itaunenses são destaques na atualidade. Os Supermercados Rena, pelos 55 anos de existência e a MM Aluguel de Carros, que acaba de firmar parceria com uma empresa paulista do mesmo ramo para expandir os negócios. 

A Casa Rena nasceu em 1944, sob a inspiração do comerciante Sr. Juvico, pai de Renato e Nabor, que juntou as primeiras sílabas dos dois nomes para nominar seu empreendimento, que atuava no setor varejista de tecidos, armarinhos e calçados. Nestas mais de cinco décadas, muita coisa mudou e atualmente, as famílias dos dois filhos do sr. Juvico estão envolvidas com o empreendimento e eles continuam atuando, mas como conselheiros administrativos.

O empresário Renato Silva, falou à reportagem do Jornal S’PASSO sobre o 55º aniversário e a fundação da “Casa Rena”, lembrando que a primeira loja criada pelos irmãos foi na rua Antônio Corradi, em 1966. Era um mercadinho de frutas, legumes e verduras, hoje chamado de ‘hortifruti’. 

Posteriormente, o mercadinho mudou-se para a rua Antônio de Matos e depois instalou-se na Praça da Lagoinha. A expansão do pequeno comércio veio em 1974, quando surgiu o primeiro supermercado de Itaúna. 

A marca Rena está presente hoje em 11 lojas e conta com 1.100 funcionários diretos, incentivando programas de cotas para deficientes e do menor aprendiz. Renato destaca ainda que o Rena está presente em projetos culturais, artísticos e assistenciais do município.

São seis lojas em Itaúna, duas em Divinópolis, em Mateus Leme, em Juatuba, em Oliveira e, a partir de novembro, será inaugurada uma loja em Nova Serrana. Em 2022, está prevista a abertura de uma filial em Pará de Minas.

Além dos supermercados, o grupo tem negócios ligados a agropecuária, na fazenda Maravilhas. 

A pandemia não afetou as vendas, mas alterou a dinâmica de funcionários e clientes 

O mundo mudou em 2020 e a pandemia impactou todos os setores produtivos do planeta. No entanto, Renato Silva destaca que não houve queda nos negócios de alimentos em decorrência da Covid-19, porém, aconteceu uma imensa alteração na dinâmica dos negócios. “Podemos considerar que as vendas não foram afetadas, mas requereu maior responsabilidade com os clientes e higienização das lojas. A segurança com os colaboradores foi muito rígida, o que resultou em uma contaminação interna baixa”, esclareceu.

 MM Aluguel de Carros e Panda, porque a união faz a força

Itaúna assume uma parceria empresarial com a cidade de Itu, em São Paulo, a partir da fusão da MM Aluguel de Carros e a Panda, do mesmo ramo de atividade. A MM Aluguel de Carros foi criada há 26 anos e é administrada por Marco Aurélio Nazaré e Rodrigo Reda Gonçalves.  As duas empresas têm histórias parecidas, até mesmo nas cidades de suas origens e sedes. A itaunense, a 90 quilômetros da capital Belo Horizonte/MG e a ituano, a 90 quilômetros da capital São Paulo. Três letras apenas as separam. Ou melhor, as separavam. 

A fusão entre a MM Aluguel de Carros e a Panda, resulta em um grupo com avaliação de mercado aproximada de R$ 800 milhões, entre ativos e contratos, cerca de 7.500 veículos, aumentando em mais de 100% a frota total e representando uma força ainda maior no setor, colocando-os entre os principais players do mercado nacional.

MM e Panda se unem em prol de seus objetivos comuns, com foco total na mobilidade e no serviço personalizado para cada nicho, atendendo pequenos, médios e grandes, corporativos e pessoas físicas. 

O investimento em marketing, a valorização ainda maior da marca e seu lugar firme no mercado, sugerem um crescimento para em breve se tornarem uma das cinco principais companhias de mobilidade do país. Investimentos em tecnologia e a inclusão de carros elétricos, que terão carregamento gratuito em pontos estratégicos, além de carros de luxo, utilitários leves e pesados, aumentam a gama de produtos e serviços oferecidos, os diferenciando das grandes locadoras que continuam se duelando. “Estamos atentos às demandas e oportunidades deste mercado de contratos de assinatura e gestão de frota, construindo e entregando soluções de mobilidade que gerem valor com conveniência.”, aposta Marco Aurélio Nazaré, da MM Aluguel de Carros. 

A locadora de veículos Itaunense está programando para breve a inauguração de sua primeira loja em Belo Horizonte, como parte dos recentes investimentos da ordem de R$ 15 milhões, que incluem também a nova sede em Itaúna, com mais de 6 mil m² de área construída, onde abrigará a plataforma de atuação da empresa.

Investindo no futuro

A sinergia existente entre as duas companhias vai um pouco além das histórias, valores e propósitos. A MM, patrocinadora oficial do Clube Atlético Mineiro, enxerga neste público potencial, a maximização de escala além da demanda existente e oportunidades daqueles que ainda não são clientes. Vai com o clube para todo o país e toda América do Sul, através da Copa Libertadores. A Panda, patrocinadora do Ituano Futebol Clube, faz o mesmo de maneira regionalizada, atingindo o público nacional, acompanhando o Galo de Itu no Campeonato Brasileiro da Série C. Até mesmo nesse aspecto as empresas compartilham similaridades, já que ambos os clubes que apoiam, possuem a figura do Galo como mascote.

A união faz a força e, neste caso, vai ainda além, aliando visão de futuro e competência. Empresas interioranas corajosas, que acreditam no país, na evolução do setor, e sempre atentas às mudanças de comportamentos das novas gerações. “Vamos transformar os 35 anos adquiridos de muito know-how e expertise, em soluções de mobilidade para o futuro de nosso país, e conveniência para nossos filhos e as próximas gerações. Isto nos move”, diz Claudio Schincariol Neto, sócio-acionista da Panda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

19 − 7 =