Enfermeira do PSF do Morada Nova realiza parto nas dependências da unidade

0
641

Uma situação para lá de inusitada aconteceu no início da tarde de terça-feira (19) na ESF do Bairro Morada Nova II. Uma senhora chegou à unidade de saúde em trabalho de parto solicitando atendimento de emergência. A médica que trabalha na unidade estava de férias e o socorro não podia faltar. Imediatamente, entrou em ação a enfermeira Iasmin e, com apoio da equipe de atenção primária, foram realizados os procedimentos para o nascimento do bebê, garantindo tranquilidade à mãe e à criança. Constatado que tudo ocorreu normalmente, ambos foram conduzidos pelo SAMU ao Hospital Manoel Gonçalves em ótimo estado de saúde.

A jovem enfermeira que realizou este procedimento de emergência, é Iasmin Pinheiro Baeta de Morais. Ela é itaunense, casada e tem 27 anos. Começou a atuar na área da saúde em 2011, quando fazia o curso de técnico em enfermagem. Já formada como técnica foi para a área hospitalar e, em seguida, fez o curso superior de enfermagem na Universidade de Itaúna, onde se formou em 2018.

Hoje, além de graduada, Iasmin possui duas pós-graduações e atua como auriculoterapeuta. Trabalha na Secretaria Municipal de Saúde como Enfermeira responsável na unidade básica, desde 2020.

O nascimento de um menino saudável

“Eram 14h30 do dia 19 de setembro. A usuária chegou à unidade de saúde solicitando meu atendimento, pois estava com contrações e achava que o bebê já estava nascendo. Imediatamente, levei-a para minha sala para examiná-la, e observei que ela já estava em trabalho de parto ativo. Perante a situação, propus conforto, segurança e cuidado para a mãe no nascimento, auxiliando ela no parto. O nascimento foi tranquilo, de um menino muito saudável”, relatou.

Equipe preparada também para o inusitado

A reportagem perguntou se esse tipo de atendimento é usual. A jovem enfermeira disse que não. “Não é comum na unidade de saúde, porém, desde a faculdade, nós enfermeiros somos capacitados para tal procedimento. A prefeitura sempre nos atualiza com treinamentos de todas as situações que possam ocorrer na unidade”, completa.

Estão todos bem e o sentimento é de gratidão

A profissional da ESF do Morada Nova II afirma que a família está muito feliz com a chegada do bebê. “A mãe e a criança estão ótimas. Meu sentimento hoje é de gratidão a Deus por ter dado tudo certo. Amo muito minha profissão. A enfermagem precisa ser cada vez mais valorizada, somos capazes! Gratidão também aos itaunenses pelas mensagens de carinho”, pontuou.