Enquete decidirá impasse se Pau de Gaiola fica na Lagoinha ou vai para o Boulevard

Enquanto isso, diretoria do Baballo afirma que não realizará evento em Santanense este ano, “devido aos altos custos”. No entanto, confirma “1ª Chopada” do bloco para angariar fundos

0
597
Pau de gaiola - Carnaval

A prefeitura já anunciou uma grande novidade para o “Carnavaliza Itaúna 2023”. De acordo com a assessoria de comunicação o evento será realizado no Boulevard Lago Sul, onde será o novo circuito oficial do carnaval da cidade, continuando de forma gratuita para toda população.

A decisão foi tomada devido à amplitude da avenida Boulevard e ausência de fios te alta tensão e rede telefônica, já que na Avenida Jove Soares, a passagem dos trios elétricos e a circulação de veículos já estava inviável.

Junto a novidade, a prefeitura abriu as inscrições dos blocos carnavalescos e anunciou a possibilidade do bloco Pau de Gaiola, que tradicionalmente era realizado na Praça da Lagoinha, sair do local atual e integrar o circuito oficial do Boulevard.

No entanto, nas últimas semanas, membros da diretoria e foliões tradicionais do bloco criticaram a mudança sugerida pela Prefeitura, o que levou ao lançamento de uma enquete, que estará disponível até segunda-feira (9), para que os itaunenses decidam se o Pau de Gaiola fica na Praça da Lagoinha ou desce para o Boulevard.

Ao justificar a mudança de endereço do Pau de Gaiola, a Prefeitura afirma que o número de foliões do bloco cresceu muito nos últimos anos e as ruas da região central da cidade não comporta o público com segurança e qualidade. Os diretores do Pau de Gaiola, por outro lado, argumentam que o bloco de foliões fantasiados tem tradição de desfilar na Lagoinha. Nas redes sociais, abadás já estão sendo vendidos a R$ 40.

Bloco tradicional, que sai às ruas na quinta-feira que antecede o carnaval oficial, o Pau de Gaiola completa 42 anos neste ano, e tem conquistado cada vez mais a preferência de público, superando o número de foliões ano a ano. Em 2020, o bloco recebeu cerca de 16 mil foliões na Lagoinha, número recorde, ocupando todas as ruas da região. Em 2019, quando foi adotado o controle de acesso, o local recebeu 12 mil pessoas. Em 2018 e 2017, foram 8 mil e 5 mil, respectivamente, segundo a Prefeitura.  A projeção para esse ano é que o público chegue à 20 mil pessoas.

Por volta de 18h de ontem, o Jornal S`Passo consultou a enquete proposta pela prefeitura, nela, 59% das pessoas gostariam que a festividade ocorresse no Boulevard e outras 41% optaram que ele continue na Praça da Lagoinha.

Altos custos inviabilizam saída do Baballo

O tradicional Bloco Baballo, de Santanense, comemora neste ano 43 anos de existência, com um público mais tímido, mas com a mesma alegria, o bloco segue se alternando entre paralizações e festejos, mas nunca deixou de existir. Há dois anos sem sair em decorrência da pandemia, a diretoria anunciou que este ano não será realizada a folia no bairro em decorrência dos altos custos para a viabilização do festejo.

Em 2020 o Baballo voltou à cena com a participação de cerca de 4 mil foliões, após ficar quase cinco anos inativo. Em contato com a diretoria do bloco, que é coordenada pela Associação do bairro Santanense e João Paulo II, foi informado que na época foi gasto cerca de R$25 mil para a realização da festa, no entanto, na época não contou com nenhum apoio do poder público municipal, já que não pertencia ao circuito oficial do carnaval. O valor arrecadado segundo a entidade à época foi com patrocínios e doações de empresários, realização de eventos e a vendas de abadás.

Com os reflexos da pandemia ainda de 2022, alguns empresários sinalizaram que não tem condição de ajudar neste ano e a ausência de eventos também resultou na viabilização de recursos para realizar a festa em 2023.

De acordo com o presidente da Associação de Santanense, o jovem Luiz Henrique Machado, o bloco pretende recuperar o tempo perdido realizando eventos ainda neste ano para angariar fundos e realizar a festa em 2024. O bloco confirmou à reportagem realização da “1ª Chopada do Baballo” para levantar fundos para o próximo ano. A Chopada ocorrerá no dia 11 de fevereiro, a partir das 16h, no Sítio do Maguinho, na Comunidade Rural de Vista Alegre. Haverá Open de Choop e vans saindo de Santanense para o evento. Informações e ingressos pelo telefone: (37) 9 9866-9964.

Convite da Cultura

O jovem confirmou à reportagem que a Secretaria de Cultura também convidou o bloco para integrar o circuito oficial no Boulevard Lago Sul, no entanto, sugeriu que o festejo ocorresse na sexta-feira, após o Pau de Gaiola, e não na quarta-feira como é tradicional.

“O Secretário de Cultura, Willimane Joe, entrou em contato com a gente e sugeriu que nós integrássemos o circuito oficial, mas foi muito em cima da hora. Vamos reunir a diretoria do bloco e avaliar essa proposta para 2024, além de consultar a comunidade. Se for do desejo de todos, não vejo problema de integrar o circuito oficial, sem deixar é logico, a tradição do Baballo de lado”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

vinte − três =