Escolas da Rede Municipal de Itaúna são premiadas pela participação na Formação de Educadores da Liga STEAM

0
584

Instituições de ensino da Rede Municipal foram premiadas em projetos de inovação em várias áreas do conhecimento junto dos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A participação de Itaúna na Formação de Educadores da Liga STEAM foi marcada pelo engajamento na implantação de projetos STEAM e pela participação ativa dos educadores na formação, destacando-se as seguintes escolas: Escola Municipal dos Anos Iniciais, Escola Municipal Augusto Gonçalves, Escola Municipal Modestino Francisco Rabelo (Campos) e Pré-Escola Ana Cintra.

As quatro escolas foram agraciadas pela Liga STEAM, uma Aliança Social composta pela Fundação ArcelorMittal, Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e Tríade Educacional, com equipamentos, como caixas de som, impressoras 3D, notebooks, projetores e outros.

De acordo com as gestoras das escolas, os estudantes do Ensino Fundamental, anos iniciais e crianças da Educação Infantil, participaram ativamente da implantação dos projetos STEAM, demonstrando engajamento e entusiasmo, impulsionados pelos professores, pedagogos e estagiários.

O projeto

Criada pela Fundação ArcelorMittal, a Liga STEAM é uma estratégia que tem a missão de conectar parceiros e somar forças para o investimento em educação no Brasil. A abordagem valoriza a contribuição coletiva em sala de aula e a aplicação de conhecimentos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (daí o acrônimo em inglês, STEAM).

Bastante difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido, ela fomenta conhecimento por meio de metodologias ativas, como o desenvolvimento de projetos para o enfrentamento e resolução de questões sociais, econômicas ou climáticas, vividas no dia a dia pelos alunos em sua comunidade. Atualmente, fazem parte da iniciativa junto a Fundação ArcelorMittal, a Fundação Banco do Brasil, a Tríade Educacional e a AVSI Brasil.