Especialistas alertam para possibilidade de uma nova onda da Covid-19

Secretário Municipal de Saúde afirma que a resposta virá daqui a alguns dias, mas ele espera que se houver crescimento da doença, seja branda por causa dos efeitos da vacina

0
1220

Uma matéria do Jornal “Estado de Minas”, do dia 3 de novembro, informa que nova onda de Covid-19 avança na Ásia, na Europa e nos Estados Unidos e vem acendendo um alerta em especialistas brasileiros por causa da retirada das medidas contra a doença já há algum tempo. O país tem flexibilizado medidas de proteção contra o coronavírus, como o uso de máscaras e álcool em gel, além da permissão de aglomerações em quaisquer ambientes. Essa situação vem provocando, segundo especialistas, no crescimento de casos, o que pode levar a um aumento nas hospitalizações e mortes, ainda que consideravelmente menor do que nos anos anteriores da pandemia.

Em São Paulo, as novas internações em UTI para Covid aumentaram 86,5%, do dia 17 de outubro até o último dia 31, enquanto as novas internações na região metropolitana do estado cresceram 46% no mesmo período. Médicos infectologistas e demais estudiosos do assunto afirmam que nas últimas duas semanas tem havido crescimento de atendimentos de Covid no país, refletindo em maior procura nos prontos-socorros, que são o termômetro para a doença. Nas próximas duas semanas eles acreditam que irão detectar um aumento expressivo nos novos casos.

População mais protegida agora

Para o médico Fernando Meira de Faria, secretário municipal de Saúde, ainda é precoce falar em aumento de casos e, sobretudo, em uma nova onda da Covid. “A gente espera que a nossa vacinação e a contaminação em massa, que foi detectada no início, acabem surtindo algum efeito protetor na população como um todo. Vamos ter uma resposta daqui a uns dias; se haverá aumento do número de casos que possa caracterizar nova onda. Esperamos que não haja e se houver que seja de casos mais leves também”, opina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

seis − 3 =