Família Autista se reúne e convida para evento neste domingo

Em depoimento à reportagem, mãe afirma que uma das grandes dificuldades para o autismo é a não aceitação de familiares, “onde existe amor existe acolhimento”

0
442

Um evento da  AFA – Apoio à  Família Autista vai acontecer na manhã deste domingo (2), na área externa do Poliesportivo JK, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O convite está sendo feito por uma das integrantes da AFA, Marcela Augusta Nogueira e Souza, em vídeo nas redes sociais. Ela destaca que é o segundo encontro dessa natureza e que várias atividades irão acontecer para toda a família autista e simpatizantes da causa.

Marcela afirma que recebeu o apoio de inúmeros patrocinadores para o evento de domingo e que a entidade está aberta para receber ajuda de empresas e pessoas físicas para um projeto maior, que é a construção de uma sede e de uma rede de apoio à pessoa autista. Ela revela que o tratamento é muito caro e não há profissionais qualificados em número suficiente no município.

Marli Gabriel é mãe de João Paulo, 26, autista em grau três. Ela é uma das fundadoras da AFA que, segundo ela, começou quase que por acaso numa conversa entre mães na mesma situação. Elas tiveram a ideia de criar um grupo de WhatsApp para conversas sobre como lidar com o autismo dentro de casa. Foram chegando outras mães e aí veio a proposta de encontros presenciais, que foram realizados no espaço de apoio da pessoa deficiente, da professora Nesvalnir Gonçalves.

Para Marli, os resultados das conversas deram oportunidade de constatar que uma das dificuldades do autismo é a aceitação da família diante do TEA. “O importante não é o olhar do outro para o nosso filho, mas o nosso olhar para ele. Da forma como eu olho para o meu filho, ele será acolhido ou rejeitado pelo outro. Desde pequenininho que o João Paulo entende o amor à sua volta. As pessoas que o conhecem ficam apaixonadas por ele, porque o nosso amor, de pais, bate nele e reflete nos outros. Ele é amado”, salienta.