Sete de abril é o Dia Mundial da Saúde. O que Itaúna tem para celebrar nesse dia? O secretário municipal de Saúde, médico Fernando Meira de Faria, responde que Itaúna tem feito um grande trabalho para que a população seja contemplada com um serviço de qualidade, cada vez mais instrumentalizado com equipamentos modernos e atendimento mais humanizado.
Porém, apesar de todas as conquistas do setor, a incidência de casos de Dengue e de outras arboviroses no município tem sido uma preocupação. O secretário admite que a cidade tem mantido um “platô” muito alto de atendimentos, tanto no Pronto Socorro do Hospital Manoel Gonçalves, como na maioria das unidades básicas de saúde. “O patamar de atendimento ainda é muito elevado e não foi registrada queda significativa, nem mesmo a percepção de uma tendência de queda. Está estável, mas estável num ponto ainda muito alto. O incremento financeiro que fizemos ao Hospital Manoel Gonçalves recentemente foi para fazer frente, principalmente, às novas contratações, necessárias para um primeiro atendimento. Para que o número de pessoas que procurassem o Pronto Socorro não fosse superior à sua capacidade. É claro que existem outros gargalos, como de atendimentos laboratoriais e leitos, como em toda a macrorregião. Mas os novos incrementos foram destinados principalmente para as contratações temporárias de profissionais para o pronto socorro. Apesar de todos os esforços, não há, ainda, uma detecção de uma tendência de queda; a gente sabe, pelas estimativas que o pico de incidência já foi ultrapassado. No Estado há uma tendência de queda do número de casos confirmados e suspeitos, mas em Itaúna ainda mantém um nível de atendimento elevado de Dengue e outras arboviroses”, explicou.
Novo aporte financeiro vai auxiliar atendimentos no Pronto Socorro do Hospital
A Prefeitura anunciou no início dessa semana a concessão de uma ajuda financeira para a Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira, para o atendimento de mais uma demanda. O aporte vem socorrer a instituição, devido ao aumento da demanda de atendimentos no Pronto Socorro, sobrecarga de trabalho dos profissionais, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, e consequente demora nos atendimentos à população. A Secretaria Municipal de Saúde e a Casa de Caridade firmaram um plano de contingência que prevê o repasse de mais recursos financeiros e a contratação de mais profissionais. Está previsto pelo acordo, a contratação de um médico clínico para atendimento de pacientes adultos no horário das 7h às 19h de quinta a domingo; um médico clínico noturno extra de segunda a segunda; um médico clínico para atendimento pediátrico 24 horas; dois técnicos de enfermagem por plantão de 12 horas, totalizando oito técnicos para cobertura dos quatro plantões. O valor do repasse é de até R$ 535.116,00.
O secretário municipal de Saúde, Fernando Meira, esclareceu que as medidas são temporárias, mas que com certeza, farão diferença no atendimento à população. “Claro que pensamos também nos profissionais que lá já estão e se desdobram para atendimento das demandas, que nos últimos dias aumentaram bastante. Cremos que, em breve, os atendimentos do hospital voltarão ao fluxo normal”, pondera.