Forte chuva que caiu na cidade essa semana causou estragos e inundações na Avenida Jove Soares

Obras para resolver o problema foram iniciadas com medição interna de todo o canal da Prainha e verificação do sistema de drenagem

0
339

Há exatamente um ano o Jornal S’PASSO relatava os problemas decorrentes das inundações na avenida Jove Soares (Prainha) por causa das fortes chuvas. As imagens dessa época, em vídeos e fotos, mostravam que a conhecida ‘Prainha’, ponto de grande concentração de barzinhos e outros comércios, cenário dos desfiles de carnaval e Sete de Setembro, de manifestações populares e um dos lugares preferidos para as caminhadas esportivas, se transforma durante as tempestades. Quando chove forte, grande parte fica totalmente inundada, uma verdadeira praia, de lama e de grandes correntezas, e a destruição é inevitável, causando medo e prejuízo, como ocorreu novamente na tarde de quarta-feira (7). Comerciantes reclamam, motoristas e pedestres temem andar por ali nesses dias de inundações.

No ano passado a Câmara aprovou projeto de lei de remanejamento orçamentário, no valor de até R$ 1 milhão, para o planejamento de obras de captação pluvial da avenida Jove Soares. Depois dessa iniciativa do poder público, em diversas ocasiões houve inundações e nenhuma ação concreta foi iniciada.

Prefeitura contratou empresa para realizar um diagnóstico do problema

Um projeto de captação de água pluvial e de reparos em parte da avenida Jove Soares vai resolver o grande gargalo da ‘Prainha’ e, para isso, uma empresa foi contratada pela Prefeitura e está realizando os primeiros estudos da bacia do canal do Córrego do Sumidouro que escoa na Prainha. Os estudos contemplam a avaliação de toda a área urbana, que drena e leva o volume de água para a avenida Jove Soares.

Este mês, uma comissão técnica da empresa Projeta Engenharia, que tem sede em Nova Lima e da Secretaria de Regulação Urbana estão acompanhando a execução dos trabalhos, que incluem a medição interna de todo o canal, a verificação do sistema de drenagem, que são os bueiros, sarjetas, em todas as ruas que escoam para a avenida Jove Soares. Também está sendo feito o levantamento aéreo da topografia, com base na mobilização por drones. Parte do levantamento do trabalho de campo já foi elaborado e a Prefeitura está aguardando os resultados da empresa Projeta para que seja iniciada a execução dos serviços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

nove + 12 =