“FRATERNIDADE E FOME”

0
2968

Lideranças religiosas ressaltam importância da Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade deste ano aborda um dos temas que mais aflige o mundo, a fome e tem como tema “Fraternidade e Fome”, em alusão à passagem evangélica: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Desde 1962, quando nasceu a Campanha da Fraternidade no Brasil, esta é a terceira vez que a CNBB explora a temática da fome.

O Jornal S’PASSO solicitou de vários líderes religiosos uma opinião sobre a Campanha da Fraternidade da Igreja Católica e a sua abordagem sobre a fome.

Fora da caridade não há salvação

“A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, mas abrange todas as relações com os nossos semelhantes. Sabemos que a caridade é a alavanca propulsora de nossa evolução espiritual e a forma mais bela e pura de expormos a divindade em nós. Sabendo disso, o movimento espírita tem como lema “Fora da Caridade Não Há Salvação“ e, numa campanha permanente vem se dedicando aos seus projetos sociais. E sendo Jesus, nosso modelo, não é darmos mais o prato de sopa a quem tem fome, mas, sim um prato de amor com sopa dentro. Belíssima campanha dos nossos irmãos católicos! Juntos somos mais fortes!!!”. – Telma Silveira – Empresária – Presidente do Grupo Espírita Francisco de Assis

O pão vivo que vem do céu

“O texto bíblico escolhido para a Campanha da Fraternidade é muito interessante: Mateus 14:16 “Dêem-lhes vocês algo para comer.” O contexto desta passagem bíblica fala de provisão, multiplicação em forma de Milagre. Milagre este que aconteceu exatamente no lugar onde Jesus estava, ou seja, as pessoas não estavam atrás do pão que perecia, mas sim do Pão vivo que desceu do céu; Jesus Cristo. Se você buscar Jesus como as pessoas que ali estavam buscaram, com certeza ele vai suprir tudo que ainda não tem. Jesus também nos ensina a repartir o pão e sempre dar graças por aquilo que temos em nossas mãos”.  – Pastor Gil Máximo – Superintendente Regional da Quadrangular Itaúna

A luta contra a fome é uma luta cristã

“Primeiramente quero enviar meu abraço aos leitores do Jornal S’PASSO. A Campanha da Fraternidade tem sido uma realidade na Igreja do Brasil desde 1964. Primeiro a preocupação foi ajudar as comunidades a acolher as novidades do Concílio Vaticano II. Depois, a partir das conferências de Medelin, passou-se a tratar de temas emergentes da vida da sociedade brasileira. Na certeza da conversão verdadeira que a quaresma nos traz, de um lado a conversão a Deus, da luta contra o pecado e busca de uma vida conforme o Evangelho do Senhor. De outro lado é conversão aos irmãos a uma vida de fraternidade, porque ninguém vai entrar no céu sozinho. Nesse ano, a Igreja repete um tema que já foi trabalhado noutras campanhas, mas que adquire um sentido, um valor muito especial. É bom lembrar que o Brasil infelizmente voltou ao mapa da fome e a luta contra a fome, a luta para que todos tenham o que comer, tenham fartura em suas mesas, é uma luta cristã. Diante da fome da multidão, Jesus disse “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Esta é a missão nossa, como seguidores de Jesus, devemos ser bons samaritanos, cuidando das pessoas em situação de grave sofrimento. É uma obra de misericórdia. Está lá no capitulo 25 do Evangelho segundo Mateus: estive com fome e me deste de comer. Lutar, para que haja fraternidade, lutar para que a busca de fraternidade ajude na superação da fome, porque superar a fome é construir uma sociedade de paz. Que Deus ilumine e abençoe a todos”. Padre Amarildo José de Melo – ex-vigário da Paróquia de Sant’Anna

A fome é uma realidade cruel, é preciso que cultivemos a cultura da partilha

“A Igreja Católica vivencia o Tempo Litúrgico da Quaresma. Este é um tempo litúrgico forte, tempo de conversão e um itinerário espiritual de preparação para a Páscoa. Em síntese, diz Bento XVI: “Trata-se de seguir Jesus que se dirige decididamente rumo à Cruz, auge da sua missão de salvação”. Neste tempo, se insere a Campanha da Fraternidade, que é um modo da Igreja, no Brasil, celebrar e viver a Quaresma. Por isso, a cada ano, recebemos um convite para viver a Quaresma à luz da Campanha da Fraternidade e viver a Campanha da Fraternidade em espírito de conversão pessoal, comunitária e social.

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema: Fraternidade e Fome e como Lema: Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). O objetivo desta CF é sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo. A Igreja no Brasil diz que a fome é um dos resultados mais cruéis da desigualdade. Afeta inicialmente os mais necessitados. Atinge, contudo, a todos, diz respeito à sociedade inteira. Por isso, o Papa Francisco em sua mensagem aos católicos do Brasil por ocasião da CF/2023, nos exorta: “É meu grande desejo que a reflexão sobre o tema da fome, proposta aos católicos brasileiros durante o tempo quaresmal que se aproxima, leve não somente a ações concretas – sem dúvida, necessárias – que venham de modo emergencial em auxílio dos irmãos mais necessitados, mas também gere em todos a consciência de que a partilha dos dons que o Senhor nos concede em sua bondade não pode restringir-se a um momento, a uma campanha, a algumas ações pontuais, mas deve ser uma atitude constante de todos nós, que nos compromete com Cristo presente em todo aquele que passa fome”.

A fome é uma realidade cruel! Então, é preciso que cultivemos a cultura da partilha. Partilhar o pouco que se tem com aqueles que nada tem. É necessário, ainda, que nos eduquemos para abolir o desperdício de alimentos, para que os mesmos sejam destinados aos mais carentes. Afinal, o Senhor Jesus nos ordena e, ao mesmo tempo, nos desafia: Dai-lhes vós mesmos de comer! (Mt 14,16). Esta Palavra de Jesus deve nos inquietar e ressoar nos nossos ouvidos e em nosso coração para que tenhamos, como ele, compaixão e, de maneira concreta, agirmos em favor das pessoas que passam fome”. – Padre Everaldo Ferreira – Paróquia de Sant’Ana