Idoso cai no golpe do falso oficial de justiça e entrega cartões de banco

0
966

Após descobrir ter sido vítima de um golpe, um idoso acionou a PM para que comparecesse a sua residência no bairro Garcias, na residência os policiais encontraram um senhor de 78 anos que contou ter recebido na parte da manhã uma ligação de alguém que se apresentou como um oficial de justiça. Este indivíduo alegou que precisava do seu cartão bancário para cancelar uma transação suspeita em sua conta e informou que iria passar em sua casa para recolher o referido cartão.

Por volta das 13h30min, o suposto oficial de justiça compareceu à residência da vítima, que, confiando em suas palavras, entregou dois cartões bancários da Caixa Econômica Federal. No entanto, após receber os cartões, o indivíduo não retornou conforme prometido. Depois de ter levado os cartões estes foram realizados saques e um pagamento de boleto utilizando os cartões da vítima.

A fim de localizar o estelionatário as equipes policiais iniciaram uma busca intensiva. Até o momento, o homem responsável pelo golpe não foi encontrado. O registro da ocorrência foi encaminhado para a Polícia Civil para investigação adicional.

É importante destacar que, para evitar cair em golpes de estelionatários, é fundamental adotar medidas de precaução, tais como:

Desconfiar de ligações não solicitadas: Não compartilhe informações pessoais ou bancárias por telefone com desconhecidos.

Verificar a identidade: Se alguém afirma ser um oficial de justiça, solicite informações de contato e verifique sua identidade com a instituição ou autoridade relevante antes de compartilhar informações pessoais.

Não entregar cartões ou senhas: Não entregue seu cartão de banco, senhas ou outros dados confidenciais a ninguém, a menos que você tenha certeza absoluta da autenticidade da solicitação.

Informar autoridades: Em caso de suspeita de fraude ou golpe, entre em contato com as autoridades policiais imediatamente.

Educação financeira: Mantenha-se informado sobre os tipos de golpes mais comuns e esteja alerta para proteger suas finanças pessoais.