Itaúna decreta situação de emergência devido à Dengue

No estado, já são mais de 600 mil casos suspeitos, em Itaúna já somam mais de 2000

0
387

O alto índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti motivou a tomada de decisão, já comunicada também ao Governo do Estado. A Prefeitura de Itaúna e a Secretaria Municipal de Saúde decretaram, na tarde desta quarta-feira, 19, situação de emergência no município devido aos elevados índices de infestação pelo mosquito Aedes aegypti. A situação é considerada grave, requerendo ações imediatas para o combate à infestação pelo mosquito transmissor de doenças como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

Na tarde de hoje, foi publicado no Jornal Oficial do Município o decreto nº 8.558, em razão do aumento significativo no número de casos das doenças relacionadas ao Aedes aegypti na cidade e em todo país. Desta maneira, fica estabelecido:

  • Fica autorizada a contratação de pessoal e convocação de voluntários, por tempo determinado, com a finalidade principal de combate à epidemia;
  • Aquisição pública de insumos e materiais, e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial;
  • Permitir mobilização mais eficaz dos recursos humanos, materiais e financeiros necessários para combater a proliferação deste vetor e proteger a saúde da população de Itaúna, dentre outros pontos.

Em todo o estado de Minas Gerais, já foram registrados 629.268 casos suspeitos, dos quais 242.208 foram confirmados. Dentre estes, 365 mortes aguardam confirmação, sendo que 100 já foram comprovadas. Itaúna, de acordo com o Painel de Monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde, já registrou 2.320 casos, dos quais 1.195 já foram confirmados, e uma morte ainda está em investigação. A população é convidada a participar no combate ao mosquito da dengue, colaborando e fazendo a sua parte para enfrentar esta grave questão de saúde pública.