As ações do projeto “Som, Câmera e Ação” foram concluídas em Itaúna e Itatiaiuçu, na região da Serra Azul, com exibições de cinema ao ar livre. Nessas noites memoráveis, foram apresentados os curtas-metragens produzidos pelos participantes da iniciativa, durante a temporada de oficinas. Além do aprendizado em torno das produções cinematográficas, fica um legado para as comunidades, já que os filmes estão disponíveis no YouTube para acesso gratuito, desde quarta-feira, 16/11. O projeto conta com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Também com apoio do Instituto Usiminas, da Prefeitura e da Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa), 16 moradores da região de Serra Azul, todos maiores de 45 anos, participaram das oficinas ministradas pelo cineasta Cris Azzi. Eles puderam aprender e vivenciar na prática as técnicas de cinema, desde a concepção de uma ideia à elaboração do roteiro, montagem das cenas e gravações.
Foram quatro dias de imersão. Após acompanhar os curtas nas telonas, Maria Aparecida dos Santos é só orgulho por fazer parte do mundo do cinema. “Foi uma experiência única e proveitosa. Pudemos sentir e ver de perto como se dá o trabalho de cinematografia, e, também, fazer parte desse trabalho, que é muito interessante. Às vezes, vemos filmes e novelas, mas é só participando de oficinas como essa que entendemos de verdade como tudo funciona e o quanto é gratificante. Se eu não tivesse participado, iria me arrepender. Foi incrível”, conta.
Maria Aparecida de Campos, também aluna da oficina de cinema do “Som, Câmera e Ação”, projeto realizado pelo Instituto Morada Vivas, se sente grata pela oportunidade de acesso à iniciativa e feliz pelos aprendizados. “Estou muito satisfeita e foi muito gratificante, porque aprendi muita coisa, aprendi lições, aprendi a viver, a sorrir e a brincar. Por isso, gostaria de parabenizar e agradecer à Mineração Usiminas por nos ter proporcionado essa ação. Isso é e foi muito importante. Estou muito feliz”, diz.
Em Itaúna, os participantes criaram o filme “Entre Mentes”, que aborda o medo e a superação. Já em Itatiaiuçu, o resultado foi a produção “Zoe não Sabe Abraçar”, sobre a relação da tecnologia com a vida contemporânea.
Para a coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Mineração Usiminas, Fernanda Morais, é uma honra para a companhia impulsionar ações como essa. “Buscamos incentivar iniciativas responsáveis por contribuir com o desenvolvimento das comunidades e a democratização do acesso à cultura e arte. É uma honra proporcionar o estímulo de práticas artísticas, especialmente quando voltadas para a produção de materiais capazes de informar e/ou ilustrar realidades, chegando até pessoas com vivências, inspirações ou interesses parecidos”, frisa.
SOBRE OS CURTAS
“Entre Mentes” (Itaúna – 17 min)
Um psicólogo recebe pacientes que relatam seus medos e como fazem para enfrentá-los. E você? Tem medo de quê? Um filme de Alessandra Maria, Aparecida Reis, Cida Campos, D’Fátima Quadros, Grécia Belo, Helena Honorato, Joaquim Santana, Maria do Carmo Pinheiro, Sileny Andrade Menezes e Sônia Maria Fonseca (elenco)
“Zoe não sabe abraçar” (Itatiaiuçu – 13 min)
Uma misteriosa encomenda deixada em sua porta faz Maria mudar seus hábitos. Ao pensar sobre a humanidade e sobre o planeta, Maria também se descobre. Um filme de Creusa Maria, Eduardo Valeriano, Ivana Oliveira, Lis Maria, Madalena do Mel e Veralúcia. Elenco: Creusa Maria, Lis Maria, Ivana Oliveira e Eduardo Valeriano.