Black Friday já é vista nas vitrines das lojas de Itaúna

Pesquisa aponta que 75% dos brasileiros pretendem gastar acima de R$ 1 mil na promoção do dia 25

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A grande promoção do comércio do mês de novembro, a Black Friday, está nas lojas de Itaúna e pretende impulsionar as vendas de inúmeros produtos para todos os públicos. As vitrines estampam os anúncios da ‘sexta-feira de ofertas’, marcada para o próximo dia 25. Segundo a assessoria de imprensa da Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Comercial Empresarial de Itaúna, as entidades  não promovem essa liquidação, que é de responsabilidade de cada estabelecimento. “É uma ação individual dos lojistas, a gente só faz um trabalho de orientação de como realizar, dicas e cada comércio por sua característica pode decidir por realizar ou não a promoção”, explicou.

 Para entender as tendências de consumo para a Black Friday 2022, a empresa Trigg fez um levantamento com cerca de 1.713 brasileiros entre os dias 27 de setembro e 4 de outubro. Segundo a empresa, os dados apurados sugerem que as pessoas vão comprar e gastar mais em relação à promoção em 2021 e a Black Friday 2022 deverá movimentar R$ 4,2 bilhões no Brasil.

Num levantamento feito em 2021, 49% dos consumidores pretendiam gastar mais na data em relação à Black Friday de 2020. Esse ano, porém, o mesmo comparativo cresceu para 67% e a expectativa é que a movimentação dos comerciantes e dos consumidores em torno da promoção da Black Friday aqueça as vendas trinta dias antes do Natal, considerada uma das principais datas para o comércio. Para esse ano, a pretensão de 75% dos consumidores é gastar mais de R$1.000. Desses, 22,59% mais de R$3.000 e 16,35% mais de R$5.000.

A pesquisa também mostra que na lista de desejo da maioria dos consumidores, ou seja, 72%, os eletrônicos e os eletrodomésticos são a maioria: 42% e 30%, respectivamente. Roupas e Casa e Decoração vêm em terceiro e quarto lugares na preferência dos consumidores.

Compras on-line

Assim como em 2021, as compras on-line são a opção de 71% dos consumidores. O frete mais barato ou grátis e o maior parcelamento sem juros continuam sendo o principal influenciador na hora de fazer as compras on-line.

Como forma de pagamento para esse grande volume de vendas, o cartão de crédito continua sendo o preferido dos clientes. Ele é escolhido por 96,7% dos brasileiros, seguido pelo Pix, 1,40% e cartão de débito, 0,99%.

Propaganda enganosa e prazo de troca

A menos de uma semana da Black Friday vários estabelecimentos comerciais em todo o país já estão preparados para o evento de sexta (25), adiantando ofertas e descontos com previsões otimistas para o comércio varejista. Apesar de pequenos comércios já praticarem algumas promoções, a maior expectativa fica por conta dos grandes magazines e sites de e-commerce que costumam oferecer vantajosos descontos que podem chegar a mais de 70%, mas que só acontecem no próprio dia 25.

E é neste momento que o consumidor tem que ficar atendo a falsas promoções e ofertas que são oferecidas, onde comerciantes acabam por mascarar os preços levando o consumidor a uma falsa ilusão de preço baixo, a famosa propaganda enganosa.

Os órgãos de defesa do consumidor alertam para os cuidados que os consumidores devem ter diante das facilidades e dos anúncios dessas promoções. É preciso pesquisar e na hora que finalizar a compra, guardar todos os documentos que comprovem a transação. A dica é também, em caso de compras pela internet, ficar atento ao tempo que vai demorar para o item ser entregue.

Vale ainda ressaltar que ao pagar via Pix é preciso conferir atentamente o destinatário do pagamento, para evitar golpes.  O Código de Defesa do Consumidor garante que, compras realizadas por telefone ou internet, por exemplo, permitem ao consumidor o prazo de sete dias para desistir das mesmas, sem precisar se justificar e sem arcar com nenhum custo.

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