Itaúna está em alto risco para Dengue, Zika e Chikungunya e Febre Amarela

0
606

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta terça-feira, 21/11, o resultado do 4º Levantamento Rápido do Índice do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023. Itaúna está com 5,2%, índice que coloca a cidade em ALTO RISCO de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

A pesquisa foi realizada entre 23 e 27 de outubro, e vistoriou 1.785 imóveis. Foram coletados 175 tubitos com larvas, que foram encaminhados para análise no laboratório do setor de Vigilância Ambiental.

Os bairros com maior incidência de recipientes positivos foram Várzea da Olaria, Olímpio Moreira, Centro, Santa Mônica, Veredas, Nogueira Machado, Nogueirinha, Cerqueira Lima, Cidade Nova, Santa Edwiges, Aeroporto e Residencial Santanense.

Do total apurado, 99,2% dos focos encontrados estavam dentro das residências. Conforme relatório, 47,4% das larvas encontravam-se em locais passíveis de remoção, como pratinhos de plantas, baldes, piscina plástica, garrafas, latas, lonas, pneus, entre outros.

O resultado dos três LIRAAs anteriores foram 12,7% (janeiro), 3,8% (maio) e 0,9% (agosto), respectivamente.

É importante ressaltar que o período sazonal (dezembro a maio) está se aproximando, com altas temperaturas e chuvas, condições que são ideais para o desenvolvimento do mosquito transmissor.

O engajamento de toda a população é necessário para combater o Aedes aegypti. Reservando 10 minutos semanais para vistoria em suas residências, eliminando recipientes que possam acumular água, a população pode fazer a diferença.