Itaúna recebe várias atividades de saúde, lazer e cultura do projeto “Fecomércio na Rua”

Atividades são oferecidas gratuitamente ao público; na programação aconteceu a inauguração da Escola do Senac e homenagens a antigas empresas itaunenses

0
830

Vários eventos promovidos por entidades empresariais do comércio sob a organização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio), do Sesc, do Senac e do Sindicomércio Itaúna, estão acontecendo na cidade desde a manhã de quinta-feira (26) e vão até domingo (29). Pelo menos três grandes atividades estão na programação: “Fecomércio na Rua”, “Liquida Varejo” e a inauguração da Escola Senac Itaúna, que contará com 50 vagas contínuas de cursos profissionalizantes gratuitos para os trabalhadores e empresários do comércio local.

O presidente da Fecomércio Nadim Donato e o dirigente do Sindicomércio Itaúna, Alexandre Maromba fizeram a abertura do “Fecomércio na Rua”, na quinta-feira, numa manhã colorida de azul e branco, e anunciaram uma série de eventos destinados para valorizar o comércio e os negócios e promover cultura, lazer e saúde para a comunidade itaunense. O ‘Fecomércio na Rua’, é uma iniciativa da entidade mineira, com participação do SESC e do SENAC, com apoio da Prefeitura, através das secretarias de Cultura e Turismo, Desenvolvimento Econômico e de Saúde.

Estão sendo realizadas atividades gratuitas de lazer, cultura, serviços de saúde e alguns cursos práticos, organizados pelo SESC e SENAC, como os de gastronomia, maquiagem, cabeleireiro, manicure etc.

Para as crianças um espaço da Praça da Matriz é destinado a brinquedos e outras ações de arte e lazer. Também nesses dias, a cidade está recebendo uma carreta de atendimento móvel de saúde, para procedimentos oftalmológicos gratuitos.

Fotos JORNAL SPASSO – SILVIO BERNARDES

Grupo de percussão do Curumim

A abertura do evento contou com a participação do grupo de percussão do Naic-Curumim, sob o comando do professor Mateus Costa. O grupo é composto por crianças da instituição. Estiveram presentes no evento várias autoridades ligadas às entidades organizadoras, também da Prefeitura e da Câmara Municipal.

Um momento histórico para Itaúna

O presidente da Fecomércio Nadim Donato destacou que é uma grande oportunidade para a federação a realização deste evento em Itaúna dada a sua importância no setor do comércio varejista e do seu potencial artístico e cultural.

Já o dirigente do Sindicomércio, Alexandre Maromba, afirmou que o município vive um momento histórico com a recepção de inúmeros eventos destinados à comunidade em geral, atividades específicas para os empresários do comércio e principalmente pela inauguração da Escola do Senac, que aconteceu na noite de quinta-feira (26), e que irá possibilitar muitos aprendizados para aqueles que querem inovação profissional e aperfeiçoamento de sua carreira.

Lojas itaunenses estão realizando o “Liquida Varejo”

Na semana de realização do “Fecomércio na Rua”, está acontecendo em Itaúna o projeto “Liquida Varejo”, com adesão de lojas da cidade destinadas a oferecer menores preços em seus produtos. A Fecomércio oferece o suporte necessário para que as lojas participem do projeto e coloquem suas promoções para os clientes.

Lideranças empresariais e prefeito Neider inauguram Escola do Senac Itaúna

Evento contou ainda com homenagens a comércios e comerciantes que fazem parte da história da cidade há décadas

A inauguração da Escola do Senac Itaúna aconteceu na noite de quinta-feira (26) na sede do Sindicomércio (Sindicato dos Empresários do Comércio), no prédio do Sindimei. Os empresários Alexandre Maromba, do Sindicomércio; e  Nadim Donato, da Federação dos Sindicatos Empresariais do Comércio (Fecomércio), receberam autoridades ligadas às duas entidades, do Sesc e do Senac, empresários do município, além de políticos locais para a abertura da nova instituição destinada ao ensino profissionalizante.

A escola, que terá sua aula inaugural no dia 6 de novembro, contará com 50 vagas contínuas de cursos profissionalizantes gratuitos para os trabalhadores e empresários do comércio local. De acordo com o presidente Nadim, a previsão é que o Senac oportunize até o final deste ano mais de 500 cursos para empresários, comerciários e também para o público em geral, especialmente pessoas de menor renda salarial. Ele ressaltou que esta é primeira unidade educacional de sua gestão, iniciada em setembro de 2022, e que o mérito é do presidente do Sindicomércio, Alexandre Maromba, que a reivindicou desde o início. 

O prefeito Neider Moreira (PSD), acompanhado da vice-prefeita Gláucia Santiago (PL), do gerente de Comunicação Social, Hermano Martins; e dos secretários Camila Buzatti, Diógenes Nogueira, Fares Neto, Guilherme Nogueira, Ilimane Lopes (Joe) e Lucimar Nunes, esteve presente na solenidade e em sua fala ressaltou a importância da Escola do Senac, “que chega em boa hora num momento em que a cidade necessita e não tem tido resposta satisfatória de mão de obra qualificada”. Ele colocou a administração municipal à disposição das entidades empresariais e afirmou que o município é um constante parceiro daqueles que “aqui promovem o crescimento econômico”.

Homenagem a antigos comércios e comerciantes

A abertura da Escola Senac Itaúna contou ainda com palestra sobre “como ser um bom vendedor”, com o profissional Fred Rocha; uma performance musical do artista itaunense Maurício Paulino e homenagem do Sindicomércio a estabelecimentos comerciais e empresários que há décadas atuam nesta cidade. Foram entregues placas de congratulações às empresas: Casa das Roupas, Lara Eletroferragem, Casa Adolfo Mendes, Sapataria São Luiz, Ótica Visual, Clarice Boutique, Loja Athamar, Supermercado Rena, Supermercado Souza Melo e Casa Camargos.