Itaúna vai integrar a Frente Mineira de Prefeitos

0
677

Foi aprovado com 13 votos a 2 o projeto de lei que autoriza a prefeitura a firmar convênio com a Frente Mineira de Prefeitos.  A proposição, de autoria do prefeito Neider Moreira (PSD), visa cooperação técnica para resolver questões complexas dos municípios e, de acordo com o texto original, “define políticas públicas mais abrangentes voltadas para o Bem Comum da população”. Com sua aprovação fica o município autorizado ao pagamento da contribuição anual no valor de R$ 31.601,00, previsto no orçamento vigente.

Na justificativa, o prefeito afirma que o objetivo do convênio é garantir a representatividade política de Itaúna com o Estado, de modo que aproxime os governantes dos maiores municípios de Minas Gerais, permitindo a troca de experiências na solução de problemas e desafios semelhantes para garantia do bem comum da população. “Importante ressaltar que a celebração do convênio com a Frente Mineira de Prefeitos é mais uma ferramenta de representatividade de Itaúna para a defesa e promoção dos interesses, objetivos e necessidades do Município.

Dinheiro público

Apenas dois votos contrários à matéria, dos vereadores da oposição Gustavo Dornas (Patriota) e Kaio Guimarães (PSC). Gustavo Dornas não entrou em detalhes sobre seu posicionamento, mesmo quando questionado, mas afirmou que a contribuição de Itaúna para a adesão à FMP, “é o dinheiro público indo para o ralo”.

Itaúna só tem a ganhar, como foi no passado

Em defesa do projeto e da inclusão de Itaúna à Frente Mineira dos Municípios, o vereador Alexandre Campos (União Brasil) afirmou que a cidade só tem a ganhar com essas iniciativas de troca de experiência e estreitamento dos laços entre as administrações municipais. Campos lembrou que foi por causa desses convênios com outros municípios que Itaúna resolveu alguns problemas do passado, como a liberação de recursos atrasados do governo estadual. Ele criticou a “pequenez dos que pensam diferente e que, com isso, querem que Itaúna fique ilhada”.

Parlamento Jovem foi aberto na Câmara

Na manhã de quarta-feira (26) foi realizada na Câmara Municipal a abertura do programa Parlamento Jovem Minas 2023. Na solenidade, compareceram alunos do ensino médio e fundamental da Escola Estadual de Itaúna, Escola Estadual José Gonçalves de Melo, Colégio Losango e Escola Estadual do Bairro São Geraldo. Também estiveram presentes coordenadores, vice-diretores, professores, servidores, representantes da 4ª subseção da OAB, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas e empresários.

O presidente da Câmara, Nesval Júnior (PSD), salientou a importância do programa em sua legislatura, por acreditar no jovem como agente de transformação política.

O Parlamento Jovem, que existe desde 2004, é um programa de formação política dos alunos do ensino médio. Nele, os estudantes conhecem a política e as formas de participação nos legislativos municipal e estadual. O projeto é uma realização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Escola Legislativa  e PUC Minas, através do Instituto de Ciências Sociais

Desenvolvimento econômico e geração de trabalho

A próxima edição do programa, será no dia 3 de maio, das 8h às 10 horas, com palestras sobre Desenvolvimento Econômico e Geração de Trabalho. A coordenação dessa atividade ficará a cargo do SINE Itaúna, da Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Comercial Empresarial.

A reportagem questionou se os demais vereadores irão participar dos eventos do Parlamento Jovem, a Assessoria de Imprensa informou que todos são convocados, mas que a presença dos mesmos depende da agenda individual de cada um.